Resumo Comentado Angel Pino, Violência No Quadro Nacional E Na Escola.
Artigos Científicos: Resumo Comentado Angel Pino, Violência No Quadro Nacional E Na Escola.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fistoffury • 19/11/2014 • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 542 Visualizações
A impunidade faz com que a sociedade acredite que a violência é algo incontrolável e assume uma postura de submissão frente a relação de “terror”. As instituições, incompetentes e apáticas com o quadro de violência, perdem a credibilidade; o que pode comprometer a estrutura social.
O autor orienta-se em 3 pontos:
- 01 Significado da palavra e definições.
-02 Aspectos da violência no Brasil.
-03 Relações da violência no âmbito escolar.
Palavra violência tem varias facetas de compreensão, a antropológica como destaque, se apresenta como agregada a uma série de sentidos construídos pelo imaginário coletivo, e pode ao qualificar os níveis de violência, desagregar seres humanos de sua própria “humanidade”.
O autor identifica que quando o conceito de violência é concebido como uma qualidade, isso seria uma forma equivocada de entender a violência.
ele significa violação dos limites estabelecidos
pela sociedade, revelando no seu autor uma espécie de “vontade de
poder” irrefreável, que o coloca acima de qualquer limite ou lei.
Crime segundo o autor: “Crime
é um conceito de natureza legal que, em si mesmo, significa apenas um
ato de transgressão da lei penal...”
Agravante e atenuante; qualificam o grau de responsabilidade do autor do crime.
Agressão (Sobrevivência física); estaria para a humanidade sub-rogada a uma série de aspectos histórico culturais que definem as ações humanas. E sendo o homem um ser racional, ele é capaz de dominar as ações agressivas que seriam a ele “naturais”, através da interpretação e escolha.
Exemplo para compreensão: Em caso de morte por legitima defesa; define-se ato de agressão sem violência por parte do autor.?
Violência e a Razão: Em outras palavras, o problema da violência
está intimamente ligado ao problema das relações sociais, em que a
existência do outro aparece como ameaça real ou imaginária à própria
existência (física, social ou psicológica).
-O problema está quando há a construção de justificativas racionais para conduta violenta, que muitas vezes acontece sobre um fenômeno de simbologia fundamentalista que pode legitimar atos violentos.
-Dramaturgia da violência, trás a idéia de irracionalidade por parte do autor.
Violência e o paradoxo da Razão: pois a mesma razão invocada como condição da violência é
excluída como sua explicação.
Violência Simbólica: as simbólicas
se revelam mais perversas, pois atingem o homem no seu próprio
ser. É o caso, por exemplo, das várias formas de exclusão social
que se perpetuam historicamente, afetando milhões de habitantes aos
quais se nega na prática os direitos humanos fundamentais reconhecidos
na teoria.
Categorização do ser como violento. Passa-se a partir da ação isolada, conferir ao indivíduo a qualidade “natural” de violento.
Definição de violência identificada pelo autor: violência
expressiva, aquela cujo objetivo é infligir algum tipo de mal a alguém,
e violência instrumental, vista como um simples meio normal
para atingir um determinado fim social (estima, status, poder etc.), de
forma que o mal que ela pode ocasionar é considerado uma mera
consequência e não um objetivo da ação. Enquanto a primeira é considerada
ilegal e socialmente inaceitável, a segunda é considerada legal e
socialmente aceitável (Ball-Rokeach, 1980, p. 45-82).
UM OLHAR SOBRE O BRASIL CONTEMPORÃNEO.
-Natureza econômica do tráfico de armas e narcóticos, o “capitalismo selvagem” e sua intenção de acumular capital a todo o custo.
- Estigmas morais que podem impedir o progresso social, no sentido da moralidade do “bom cidadão”, que aparece impedindo certas medidas que acabariam com o tráfico de drogas e outras estruturas sociais de violência. (legalização)
_A partir de: “se a educação não
é a solução para acabar com a violência, sem educação a violência não
tem solução, nem a curto nem a longo prazo”.
-Violência e Sociedade: Conceito de das organizações sociais serem da natureza humana. E por outro lado o conceito das organizações sociais como construção humana.
“Em outras palavras, é próprio da natureza
humana ou cultural dos homens determinar a maneira como eles se organizam
enquanto seres sociais, estabelecendo os princípios, regras, normas
ou leis que definem as formas de organização social”
Mecanismos de controle de origem “cultural”, e como os indivíduos significam.
Imaginário de violência ligada e suscitadora do caos. E a ordem e lei a idéia de racionalidade.
(Visão modernista) Origem do caos social, desordem moral, des. Razão, estaria para essa sociedade
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