ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Por: VanderleaMaria • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 2.773 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O CONTADOR NA ATUALIDADE
2.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE
2.3 AUDITORIA E CONTROLADORIA CONCEITO E PRINCIPAIS DIFERENÇAS
......................................................................................................................................
2.4 IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA
2.5 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
2.6 VANTAGENS DE SE FAZER UM BOM PLANEJAMENTO TRIBUTÁTIO..........10
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
.
DESENVOLVIMENTO
O CONTADOR NA ATUALIDADE
O contador deve estar preparado para participar de tomadas de decisões, identificando e corrigindo as dificuldades e adversidades que forem surgindo. A profissão contábil tem todas as condições para um crescimento elevado e sustentado, pois a possibilidade de melhoria nesse campo, é ampla, principalmente em função da preocupação e de trabalhos desenvolvidos pelas entidades de classe brasileira. A profissão contábil está passando por significativas mudanças em sua estrutura interna e externa, alterações que ainda não são conhecidas pela grande massa dos profissionais, porém os órgãos estão trabalhando para que essa conscientização seja assimilada de forma global, para que o profissional ainda fora do novo contexto tenham tempo e formas de reformulação e adaptação às novas necessidades exigidas pelo mercado.
ÁREAS DO CONTADOR NA CONTABILIDADE, NA ATUALIDADE
A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial atualmente, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. A área de atuação do profissional contábil é bastante ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Dentre algumas áreas, além da tradicional atuação na prática de escrituração contábil, destacam-se:
Perícia Contábil, Auditoria, Fiscal, Gestão de Empresas, Gestão Pública, Atuarial e Consultoria. Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva e outras mais.
AUDITORIA E CONTROLADORIA CONCEITOS E PRINCIPAIS DIFERENÇAS
A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores.
Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contábil, que serve para descrever a avaliação de uma empresa no panorama da contabilidade.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão. A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gestão.
IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA NÉDIAS E GRANDES EMPRESAS
Ambas são atividades que modernizaram o perfil da contabilidade e vieram a somar no processo de gestão de uma empresa. Esses departamentos têm a função de elaborar os relatórios gerenciais bem detalhados, pois é onde fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.
A Controladoria depende muito da parte contábil da empresa, e com isso confundem o Contador com Controller. Mas além do conhecimento contábil possui uma visão econômica, financeira e estratégica da empresa, eles sabem através dos resultados realizados qual será a tendência dos resultados futuros da empresa. As funções da controladoria irão variar de empresa para empresa, alterando conforme o porte da estrutura organizacional, pois a empresa deve satisfazer a sociedade dentro das suas condições. Onde sua produção pode ser de bens e serviços prestados.
Importância da Auditoria.
A auditoria interna é executada por funcionários da empresa de forma permanente e com absoluta independência, cujo objetivo principal é atender à administração da empresa na implementação e vigilância nas normas internas definidas, avaliando e aperfeiçoando com sugestões o controle interno.
A auditoria externa é aquela exercida por profissional liberal ou independente, sem qualquer subordinação com a empresa, tendo como objetivo primordial expressar a opinião se as demonstrações financeiras estão apresentadas de acordo com princípios de contabilidade.
...