Áreas De Atuação Da Contabilidade
Artigos Científicos: Áreas De Atuação Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djwendel • 28/9/2013 • 5.002 Palavras (21 Páginas) • 514 Visualizações
Por: William Justino
Curso: Ciências Contábeis
Portfólio Individual:
“Áreas de Atuação da Contabilidade”
Andradas/MG
2013
Por: William Justino
Portfólio Individual:
“Áreas de Atuação da Contabilidade”
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná, disciplina de: Atividades Complementares.
Andradas/MG
2013
ÍNDICE:
1. INTRODUÇÃO .......................................................................................... 04
2. PREÍCIA CONTÁBIL ................................................................................ 05
3. AUDITORIA ............................................................................................... 07
3.1. Auditoria Interna .................................................................................. 08
3.2. Auditoria Externa ................................................................................. 09
4. CONTROLADORIA ................................................................................... 11
5. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO .............................................................. 13
5.1. Impostos Cumulativos e Não Cumulativos ......................................... 13
5.2. Tributação pelo Lucro Real, Presumido, Arbitrado e Simples Nacional ............................................................................................................. 14
5.2.1. Cálculo do IRPJ nas diferentes modalidades
6. CIÊNCIAS ATUARIAIS ..............................................................................19
6.1. SUSEP ................................................................................................ 21
7. CONCLUSÃO ........................................................................................... 22
8. REFERÊNCIAS ......................................................................................... 23
1. INTRODUÇÃO:
O profissional de contabilidade evoluiu, tanto que a busca por profissionais qualificados nesta área cresceu muito nos últimos tempos, e os campos de atuação são bastante diversificados. O fato de toda empresa necessitar de no mínimo um contador, coloca as áreas de perícia e auditoria contábeis entre as melhores opções de emprego nesta profissão. Também há a possibilidade de atuar como autônomo. Sem contar que hoje também é imprescindível que todos os empresários tenham um conhecimento para ter uma adequada analise dos relatórios para uma tomada de decisão.
Este profissional deve saber lidar bem com contas e estar aberto para as novas perspectivas do mundo, pois a área de contabilidade é muito vasta, desde recursos humanos, assessoria, consultoria, etc. Também é desejável que o contador tenha postura critica, seja flexível, dinâmico, empreendedor, saiba planejar-se, desenvolva hábito pela leitura, goste de cálculos matemáticos e saiba trabalhar com ética e sigilo profissional, uma vez que ele terá informações privilegiadas das empresas para as quais presta serviços. E é fundamental que esta pessoa esteja muito atualizado com as alterações econômicas do Brasil e Exterior.
Veremos, portanto, neste trabalho, as possíveis áreas de atuação do profissional contábil.
2. PERÍCIA CONTÁBIL
A Perícia é concebida como uma atividade de examinar as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada. Pode haver em qualquer área, sempre onde existir a controvérsia ou a pendência, inclusive em algumas situações empíricas.
Sua origem está ligada aos mais remotos tempos da humanidade, onde iniciou-se o processo civilizatório, que alias, até hoje continua, um indivíduo que por sua experiência ou por maior poderio físico, comandava a sociedade primitiva. Era, a bem dizer juiz, legislador e executor ao mesmo tempo, já que examinava, por sua ótica, julgava, fazia e executava as leis.
Na Índia surgiu a figura do árbitro, que na verdade era o perito e juiz ao mesmo tempo, pois fazia a verificação dos fatos, o exame do estado das coisas e lugares, e também tinha o poder da decisão judicial.
Os primeiros vestígios da Perícia surgiram no Egito e na Grécia, onde existiam especialistas em determinados campos para proceder à verificação e ao exame de determinadas matérias.
O objetivo da Perícia é o estudo do fato característico e peculiar, que está sendo objeto de litígio extrajudicial ou judicial, e é constituída de procedimentos técnicos e científicos destinada a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. (Item 2 da NBC TP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade).
Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.
Para alcançar tais objetivos, faz-se necessário
...