Ética - Direito.
Pesquisas Acadêmicas: Ética - Direito.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bboaventura • 18/11/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Direito em foco – Ética
Realidade fática apresentada no vídeo:
A origem da palavra ética é grega, ethos, que significa, em uma definição bem simplória, caráter, modo de ser. Quando dizemos que uma pessoa tem ética, queremos dizer que ela tem caráter, seu modo de se portar se enquadra no que a sociedade entende como sendo um comportamento adequado.
A ética não é parte do nosso pacote ao nascermos, ela é construída ao longo de nossa vida de acordo com a sociedade da qual fazemos parte, desta forma começamos a entender porque é que temos tantos códigos de ética para as diversas sociedades sejam profissionais, políticas e religiosas. Se não a tivermos apenas aos princípios gerais da conduta humana tida como ideal, chegaremos ao ponto em que o indivíduo tenha a sua satisfação sem ferir a sociedade, isto é o equilíbrio entre o interesse pessoal e o coletivo ou social.
A Ética é construída ao longo do crescimento da consciência individual e da coletiva e esta tem seu ritmo próprio que não é igual a do indivíduo. Apesar de seculares algumas instituições apresentam ainda descompassos entre a sua ética e os anseios da sociedade atual, que cobra posturas menos pessoais de seus membros, uma conduta mais ligada a realidade que a média da sociedade considera normal. Desvirtuar a sua conduta representa na maioria das vezes respondermos aos seus pares pelo deslize, o que deve ser feito observando-se procedimentos próprios e princípios aplicáveis a todo o processo.
Não devemos colocar no mesmo patamar a Moral, pois esta seria o conjunto de valores representado pelas regras, preceitos e costumes, que caracteriza uma normatividade, quanto a ética que é eminentemente teórica e filosófica, talvez por isso tão sujeita a interpretações direcionadas na busca de justificativas para os seus próprios dilemas.
Realidade brasileira atual:
Policiais arrastam uma mulher baleada por 350 metros em um carro em movimento, manobras políticas aliviam penas ou absolvem mensaleiros que já haviam sido condenados por seus crimes, e um adolescente é espancado e amarrado com correntes em postes por "justiceiros". Estamos passando por tempos sombrios, em que a ética é colocada em cheque, não só nesses casos extremos, mas também em situações menos chocantes, que nos habituamos a presenciar no dia a dia. Furar fila, comprar produtos piratas, falsificar carteirinha de estudante, sonegar impostos. São muitos os "pequenos" absurdos cotidianos, que muitas vezes achamos comuns, para os quais fazemos vista grossa.
Há uma crise ética no Brasil. Não apenas porque somos bombardeados por situações e atitudes revoltantes todos os dias, mas também porque o próprio conceito de “ética” é usado com vários pesos e várias medidas diferentes. Sem ter a real clareza sobre isso, é fácil se perder, não saber o que pensar - ou pior - achar que não temos nada a ver com o assunto.
A ética não é parte do nosso pacote ao nascermos, ela é construída ao longo de nossa vida de acordo com a sociedade da qual fazemos parte, desta forma entendemos que cada sociedade (seja ela profissional, política ou religiosa) possui um código de ética, sendo ele por vezes escrito, por vezes não, e composto por normas, punições,
...