Ética E Relação Humana No Trabalho
Exames: Ética E Relação Humana No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSEVO • 13/6/2013 • 745 Palavras (3 Páginas) • 497 Visualizações
ETAPA 1
1- INTRODUÇÃO
A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.
Alguns exemplos de falta de ética, burocratização e corrupção dentro de uma empresa, como, de resto, na vida em geral, você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade. Em um país onde a cada dia surgem novos impostos, onde encontra-se intrínseco na cultura dos colaboradores o “jeitinhos brasileiro “, cabe aos gestores a missão de tornar suas empresas éticas, e que ganhar sempre não é o melhor caminho para o crescimento.
Em algumas empresas a exposição de sua própria imagem que não estão na realidade, voltada para os clientes, mas sim, que estão apenas dizendo isto, mas sem ética. Algumas empresas têm como missão a satisfação do cliente, mas esta satisfação acaba quando o cliente efetua o pagamento, o querer ganhar sempre faz com que muitas empresas estejam perdendo gradativamente espaço no mercado, pois consumidores querem ser tratados com respeito, e buscam nas empresas confiança e garantia dos serviços prestados assim como foi acordado, quando isso não acontece, se rompe o elo empresa/cliente.
A ética empresarial pode ser a alma do negocio para combater a acirrada concorrência do mundo globalizado.
Ser ético é ter respeito perante bens públicos, é pensar antes de agir, é ter coerência nas suas atitudes, ter limites e ser responsável. A ética vem da formação e do meio social do individuo, todas as mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas têm alterado os princípios e valores que influenciam o ser humano na sua decisões e relações com a sociedade. Para qualquer profissional a ética é uma fonte orientadora de conduta, e tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir todas as atividades Profissionais. Uma declaração de valores éticos ajudará a empresa a desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes e outros colaboradores; a reduzir os processos legais , a negociar conflitos de interesse e assegurar o cumprimento das leis e normas na organização. Os princípios éticos que devem guiar as decisões de trabalho são: a honestidade nas suas atividades, a lealdade à empresa, a consciência profissional, a produtividade para gerar os resultados esperados, a dignidade, o respeito, o
...