Ética E Relações Humanas No Trabalho
Exames: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosmjlp • 21/11/2013 • 3.631 Palavras (15 Páginas) • 328 Visualizações
UNIVERSIDADE – ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Pólo Caruaru-PE.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Professor: Me. Maurício Dias
Acadêmicos: Jobson Ferreira – RA: 416244
Júnior Lira – RA: 436848
Marcos José Ferreira Júnior – RA: 429240
Laryssa Alves de Souza – RA: 416344
Marcos José Lima de Paiva – RA: 431070
Caruaru/PE
Junho de 2013
Acadêmicos: Jobson Ferreira – RA: 416244
Júnior Lira – RA: 436848
Marcos José – RA: 429240
Laryssa Alves de Souza – RA: 416344
Marcos José Lima de Paiva – RA: 431070
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Professor: Me. Maurício Dias
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para atribuição de nota da atividade avaliativa.
Caruaru/PE
Junho de 2013
1. Introdução (Ética e Administração)
A ética é, fundamentalmente, a escolha do indivíduo, entre o bem e o mal; a maneira habitual de ser e agir. A ética, por si só, nos dá o entendimento, a convicção e/ou a concepção de que não vivemos isolados, mas, necessitamos nos correlacionarmos com outras pessoas, interagindo, sob um código de ética estabelecido, que nos garante direitos e deveres como profissionais e cidadãos.
Sobretudo, a ética pode ser definida como a teoria explicita do fundamento da ação comportamental na relação pessoal e profissional e na busca do bem comum. Consequentemente, é o compromisso moral com o indivíduo, com o cliente, com o empregador, a organização etc.
A difusão da ética é uma realidade no desempenho das organizações e colaboradores, no dia a dia dos empresários, executivos, administradores, empreendedores e de todos os que permeiam sob o universo dos negócios empresariais, descobrindo valores e princípios inesgotáveis do estudo e prática da ética no cotidiano organizacional.
Descobrimos através do presente estudo, que, os primeiros estudos sobre ética, tiveram início na Grécia antiga, com a finalidade de aprofundar e desenvolver teorias sobre o sentido da vivência humana, descobrindo a essência entre o bem e o mal, e, entre outras, razões para a justiça e condutas em harmonia. Outrossim, estes estudos e descobertas que versam sobre ética, se deram em épocas diferentes, por diversos e distintos pensadores, os quais deram conceitos diferentes ao tema supracitado.
Nesse contexto, um dos filósofos que mais se destacam é Aristóteles, tendo como destaque o que podemos chamar de “ética filosófica”, a qual não, essencialmente, estabeleceu uma regra de conduta humana, mas, valores essenciais na busca pela moralidade e consciência. Segundo Aristóteles, a ética conduz o homem a felicidade plena, no sentido mais abrangente da palavra. Ele afirma que a felicidade é a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida. “Depende de nós praticar atos nobres ou vis, e se é isso que se entende por ser bom ou mau, então depende de nós sermos virtuosos ou viciosos” (Aristóteles, III).
Comparando o modelo de ética defendido e apregoado por Aristóteles à nossa realidade atual, podemos perceber que houve uma distorção desses valores primordiais, o Brasil passa por uma crise de ética moral; vivemos sob uma onda de escândalos que nos deixam perplexos; corrupção em todas as esferas administrativas, principalmente na política: desvios de verba pública, compra de votos e etc. Nos acomodamos em meio a uma sucessão de escândalos que deturpam os princípios de ética e moral; desvios de conduta em níveis inaceitáveis, tornando o nosso país desacreditado, com uma imagem negativa de sociedade corruptora e corruptível, na qual, para tudo existe um “jeitinho brasileiro”, jeitinho este, que, está, completamente aquém de uma conduta mínima de ética.
No âmbito empresarial, a ética é uma essencial e fundamental aliada no processo de interação; contribuindo para o crescimento e credibilidade das organizações, e, efetividade profissional. Por meio da ética as organizações empresariais conseguem transmitir confiança aos clientes; a conduta ética é benéfica e prospera ao individual e coletivo no meio social; Em outras palavras, é transmitir o bem e, se sentir bem. A ética empresarial contribui para a reputação de uma empresa, porque produz excelentes resultados, proporcionando-lhe uma visão positiva, por parte do mercado de trabalho, garantindo-lhe a efetividade.
Enfim, aprendemos que na Grécia antiga o filósofo Aristóteles já discursava sobre ética, enfatizando a felicidade como principal recompensa pela “conduta virtuosa”. Porém, vemos nos nossos dias esses pensamentos se desintegrando, ao longo do tempo, especificamente no nosso país, que a sociedade acaba sendo rotulada de corruptos e corruptores. Contudo, se conseguirmos incutir na mente de nossos cidadãos, representantes de organizações e colaboradores, a consciência ética, fundamentada no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não prevaleça a malícia e oportunismo, certamente, teremos
...