Ética E Relações Humanas No Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/4/2014 • 782 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
Tema 04
1 -Del Prette e Del Prette esclarecem que muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com bom relacionamento interpessoal são mais saudáveis, menos propensos a doenças e também mais produtivos no trabalho. O desempenho profissional em diversas áreas, especialmente de gerentes, supervisores, líderes e demais profissionais (cuja atuação se dá por meio de relações interpessoais), depende, criticamente, de um conjunto de competências e habilidades de relacionamento. Quando socialmente habilidosos, esses profissionais contribuem significativamente para a melhoria do clima organizacional bem como para a qualidade das relações intra e intersetores e para a relação com fornecedores, clientes e público em geral.
Fonte: Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático. Disponível em: http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/artigos/habilidades-sociais-conceitos-e-campo-teorico-pratico. Acesso em: 09 jan. 2014.
Qual dos conceitos apresentados nesta aula melhor descreve a ideia central do texto acima:
R:Competência social.
2 -Para responder a questão sobre Gerenciamento de Impressões, analise os textos abaixo:
Texto1
Causar boa impressão é conquistar recompensas sociais e materiais e sentir-se seguro na identidade social.
Texto 2
Expressar atitudes que combinem com nossas ações é importante para não parecer incoerente. (Ozaki, 2011- Livro-texto DPP).
A partir da compreensão dos textos, é possível afirmar que:
R:Os textos abordam diferentes aspectos da mesma questão
3 -Mendonça (2004) em sua tese de doutoramento apresenta algumas estratégias comumente utilizadas para gerenciar as características e atributos que as pessoas acreditam que sejam positivas e adequadas para transmitir uma boa imagem, a saber:
Fonte: MENDONÇA, J. Ricardo. O gerenciamento de impressões como meio de influência social nas organizações: uma perspectiva dramatúrgica. 2004. 213 f. Tese (Doutorado em Administração da Escola de Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
I) Comportamentos que apresentam alguém como altamente competente, com atenção para certas habilidades ou aptidões.
II) Comportamentos para parecer mais atraente e simpático aos outros.
III) Comportamento de desamparo.
IV) Comportamentos que apresentam alguém como moralmente confiável.
V) Comportamentos que apresentam alguém como figura perigosa.
Cada um dos comportamentos descritos corresponde a um conceito discutido no capítulo 4 do livro-texto. Com isso em mente, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos descritos acima:
R:Autopromoção, Insinuação, Suplicação, Exemplificação, Intimidação
4 -Leia o trecho do texto de Thais Pacievitch:
Ao contrário do que muitos pensam networking não se trata somente de que nossos conhecidos nos ajudem a encontrar trabalho porque estamos desempregados, embora este seja um motivo legítimo. O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência, visto que todos necessitamos de todos. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos.
Fonte: “Network”. Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/networking/. Acesso em: 09 jan. 2014.
Considerando as informações do texto e as discussões propostas pela aula, qual das afirmativas contraria o conceito de networking:
R:O networking é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais.
5 -(ENADE 2012 – adaptada) É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).
Com relação à ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
I) Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II) Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III) Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É correto o que se afirma em:
R: I, II e III
6 -Analise a charge do cartunista Maurício Pestana:
R:as cotas têm o propósito de promover condições mais igualitárias de acesso à universidade a grupos sociais desfavorecidos.
...