Ética E Relações Humanas No Trabalho
Dissertações: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: REHHY • 25/5/2014 • 2.792 Palavras (12 Páginas) • 274 Visualizações
POLO ANGRA DOS REIS
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Relatório sobre filme, com foco em ética profissional.
ACADÊMICOS:
TUTORA A DISTÂNCIA: Prof. Me. Maurício Dias
ANGRA DOS REIS/junho de 2013
ACADÊMICOS:
Relatório sobre filme, com foco em ética profissional.
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada ao Curso Superior Tecnólogo Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina ética e relações humanas no trabalho e à obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
ANGRA DOS REIS/RJ 2013
Sumário
1. Introdução (Ética e Administração).
2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.
2.1. Sinopse do filme.
2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.
3. Conclusão.
4. Referências bibliográficas.
1-Ética Profissional em Administração
A ética na sociedade brasileira é o estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum.
A palavra ética vem do grego Etikós, que significa "modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, que diz respeito aos costumes, a ética configura a união de um sujeito e seus valores, valores da sociedade para a busca da moralidade e consciência e o meio de como alcançar esses valores podendo ser chamada de filosofia moral. O comportamento ético é o que se considera prudente, atos justos.
Aplicação ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional. No âmbito profissional, a ética é relevante por estar na estar atitudes e ficar claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional, existe o código de ética profissional que é instrumento regulador que apresenta normas de conduta que é responsável pelo desenvolvimento do bem estar individual e coletivo dentro de uma empresa em prol da harmonia social. Já no meio empresarial a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positivada sua missão para com o publico alvo de seus negócios e a sociedade, condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação, é o comportamento da empresa.
O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com as pessoas impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. Como o filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air, 2009) demonstra o administrador em momento algum foge de seus deveres profissionais. Para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação eficaz diante da sociedade O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia que estimula novos comportamentos e fundamenta um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento. O Administrador tem como dever exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades como se pode ver no filme o administrador cumpri com os interesses do seu cliente não se preocupando com a opinião dos demais, pois acha que faz muito bem seu serviço e não deve ser mudada sua maneira de trabalhar.
2- A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas´´
Ryan é contratado exclusivamente para demitir funcionários de todas as empresas do mundo, com serviço diferenciado, o mesmo é um especialista em desligamento de funcionários e também palestrante que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziemos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades.
O filme retrata diversas cenas da realidade das pessoas que são demitidas, pois perdem uma posição no mercado de trabalho e todos os problemas que estão relacionados a tal fato. A questão é que, o especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe de sua trajetória na empresa, fazendo com que o colaborador se decepcione com a organização e muitas vezes revoltando-se, ficando assim, inconformado com o fato da perca do seu trabalho.
No entanto, benefícios são oferecidos para os colaborados que são desligados da empresa, e tal especialista mostra os novos horizontes, as novas oportunidades para os mesmos, alguns ficando ate entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo para muitos colaboradores. Pois assim, quando um colaborador é demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem dela. Caso contrario, a
...