TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Monografias: Ética Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

- Ética Empresarial – pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa – entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.

- A evolução histórica do conceito e da prática ética por parte das empresas é extremamente recente, tendo se estabelecido principalmente durante o séc. XX. Dentro desse período, as maiores mudanças foram acontecendo especialmente a partir dos anos de 1950.

- Até a década de 50 alguns acontecimentos como o estabelecimento das leis trabalhistas em vários países (inclusive o Brasil), com a observância dos direitos elementares dos trabalhadores (salário mínimo, férias, descanso semanal remunerado, alimentação, saúde,...) e lutas em prol dos direitos civis e um tímido início de atividades em prol do meio ambiente, podem ser considerados grandes avanços.

- A década de 1960, influenciada pela moralidade religiosa, de distintas origens, pregava a moralidade nos negócios, a ampliação e respeito aos direitos dos trabalhadores, os valores humanistas e a luta contra a pobreza. A presença da religião na ética não apenas influenciou o mundo empresarial, como também, se fez presente nas questões da política, da vida familiar e das questões pessoais inerentes a cada indivíduo.

- A década de 70, presenciou o crescimento do interesse público pela ética empresarial. Esforços acadêmicos surgem no intuito de melhor definir esse fenômeno. Filósofos, sociólogos e estudiosos de outras áreas iniciaram estudos que visavam relacionar a teoria ética ao campo empresarial. Durante esse período questões importantes ganharam destaque como a segurança dos produtos, a preservação do meio ambiente, subornos, cartéis ou a publicidade enganosa, alertando o grande público da necessidade de se cobrar das empresas um comportamento mais correto e justo em relação à sociedade.

- As grandes empresas aderiram aos conceitos e à necessidade de plenamente vivenciar a ética empresarial a partir dos anos 1980. São auxiliados pelo surgimento de cursos que procuram apresentar, debater e fomentar discussões que facilitem sua aplicação no mundo real. O cerco da sociedade, do mundo acadêmico e do governo dos EUA, fez com que muitas empresas norte-americanas, tentassem uma maior autonomia em suas decisões. Como isso não foi possível em seu próprio país, passaram a atuar em empresas subdesenvolvidas ou emergentes, onde a organização quanto a ética empresarial e, conseqüentemente, as pressões eram menores.

- Aplicar a ética nas profissões e organizações, é considerado um fator importantíssimo para a sobrevivência das mesmas, inclusive de pequenas e grandes empresas. Estas perceberam a necessidade de utilizar a ética, para que o público tenha uma melhor visualização do seu “Slogan”, que permitirá ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.

- O lucro é a parte sensível de uma organização, por isso exige cuidado no momento do planejamento para a obtenção do mesmo. Isto significa que ser antiético, enganando seus clientes, não é uma boa idéia para a empresa que almeja desenvolver-se e crescer perante a concorrência.

- Assim, pode-se deduzir que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos da satisfação dos clientes, pois, o lucro é o objetivo dos negócios e que para tanto, as empresas desenvolvem estratégias para cumprir sua meta, tendo como retorno o resultado dos serviços prestados.

- Desse modo, é relevante ter consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com