Ética Geral
Monografias: Ética Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/3/2015 • 976 Palavras (4 Páginas) • 671 Visualizações
ATIVIDADE
1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)
Resposta: Não vivemos sozinhos e sim em conjunto, em uma sociedade, seja ela a familiar que é a primeira a termos contato, tem muitas outras como a escolar, a profissional e em todas devemos fazer da melhor forma possível para se viver bem, conviver com outras pessoas, as respeitarem, não invadir o espaço que é da outra, mas infelizmente esta boa convivência atualmente está ficando de lado, pois cada indivíduo pensa em si. Por isso devemos avaliar nossas condutas sociais e preservar os valores de convivência, assim viveremos melhor e teremos sucesso em todas as áreas de nossas vidas, já que vivemos numa sociedade.
2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.
Resposta: A ética é aquilo que pertence ao caráter, conjunto de certas condutas do nosso dia. Comportamento da sociedade, abrange uma imensa área e buscar fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Moral são os comportamentos individuais que costumamos usar no nosso dia-a-dia. Se firmam na obediência as normas, a religião, as culturas e aos costumes de cada localidade.
Aula 02
ATIVIDADE
Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.
a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?
Resposta: Esta é uma situação delicada, pois terei que lutar, até matar alguém, coisa que acho errada, por que não temos o direito de sessar a vida de ninguém. Mas por outro lado se eu não ajudar a equipe, de nos defender, as nossas vidas estarão em risco. Então terei de lutar sim, mesmo que siga contar o meu coração, meus princípios de não executar alguma vida, mas firmarei meu pensamento de me defender pra voltar ao convívio da minha família.
b) Escreva entre 5 a 15 linhas.
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso.)
Resposta: São os dois aspectos, o econômico pois a pessoa através do poder aquisitivo faz ciosas ilícitas, esta usando atalhos pra se conseguir algo, como uma pessoa o silencio dela, o trabalho dela. Quem suborna esta sendo corrupto, passando por cima dos seus princípios. Este ato está sendo cada vez mais comum, nos últimos tempos, são empresários subornando prestadores de serviços, funcionários públicos para conseguir driblar a burocracia, conseguir produtos mais baratos, principalmente as empresas ilegais. Onde mais vemos isto é na nossa politica, políticos usando empresas publicas pra se favorecer e ter lucros, compram os funcionários, para concordarem com eles, para se beneficiarem do dinheiro do povo. Portanto a questão do suborno é um problema econômico e ético.
c) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.
Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.
- Boa noite, você acabou de amassar a porta de meu carro com a sua porta.
- É? – pergunta ele saindo do carro – Isto aqui? É muito pouco, o senhor tem certeza de que a minha porta bateu no seu carro?
- Absoluta, aconteceu há cerca de trinta segundos, tenho boa memória.
- Me parece muito pouco. Ainda acho que a minha porta não bateu na sua.
Pedi para que ele abrisse a porta de seu carro e mostrei, encostando levemente na minha, o ponto de batida deixando claro que o seu friso plástico pontiagudo (uma verdadeira falha no projeto de alguns veículos nacionais) havia feito aquela morsa.
- É, acredito que fui eu mesmo, mas o que o senhor quer que eu faça?
- Somente que me pague o prejuízo, não gostaria que meu carro que retirei zero quilômetro há um mês ficasse com esta morsa. Existem empresas especializadas em retirar este tipo de morsa sem necessidade de repintura e com um baixo custo.
Após escutar isto, o estudante encaminha-se ao outro lado de seu veículo e pede que eu me aproxime.
- Você está vendo esta batida aqui na minha porta? Alguém bateu nela aqui neste mesmo estacionamento. E ninguém pagou o meu prejuízo. Por que então eu deveria pagar o seu prejuízo?
Resposta: O estudante de Direito terá de pagar o estrago feito no outro carro, pois o proprietário do mesmo presenciou o ocorrido, viu o momento da batida. O estudante de Direito sabe das normas e esta agindo em desacordo com as mesmas, pois ele sabe que o proprietário pode ir procurar os seus direitos de acordo com e lei. Ele alega ao outro motorista que o seu carro também sofreu danos dias antes, mas ninguém pagou e agora ele esta usando esta desculpa para fugir da sua responsabilidade, ninguém pagou os danos no carro dele porque ele não viu quem foi, não pode recorrer os seus direitos. Ele esta agindo sem nenhuma moral, esta ignorando o fato da outra pessoa ter visto ele bater e ele esta agindo como se nada estivesse acontecido, como se ele não estivesse feito.
...