Ética e relações humanas no trabalho
Tese: Ética e relações humanas no trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mageo • 10/3/2014 • Tese • 2.413 Palavras (10 Páginas) • 253 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Professor de Ensino a Distância (EAD): Prof. Me. Maurício Dias
Professor Tutor de Ensino a Distância (EAD): Prof. Marcos Mendes
ALDERICO PIRES VICOCAL – RA 425191
FERNANDA GARIBOTTI - RA 438102
GELSON SOARES DA SILVA - RA 406324
MARISA BARREIROS DOS SANTOS- RA- 419213
RÚBIA GARIBOTTI - RA 438099
Campo Verde /MT
Junho /2013
INTRODUÇÃO
O termo ética, deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
São exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:
Educação e respeito entre os funcionários;
Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;
Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;
Respeito à hierarquia dentro da empresa;
Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;
Respeito às regras e normas da empresa.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Existem também as pessoas antiéticas, ou seja, uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
A ética tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o dever de agir de acordo com o bem comum entre os homens, e em concordância com os valores morais que prezam pela ação virtuosa preocupada com o bem entre os diferentes.
Mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma ciência do comportamento moral do homem em sociedade, admitimos que a dificuldade de se pensar a ética no mundo dos negócios está no fato de que o mundo da administração em organizações econômicas e complexas, muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os desafios colocados por uma ação pautada na “ética convencional”, e de uma ação pautada nas exigências do mundo dos negócios, ou uma “ética dos negócios”.
A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.
O tema do filme gira em torno de uma Outplacement empresas contratadas para agilizar (e tentar humanizar) os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar) como também são sintomas gritantes de nossa época, superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional.
Poucos são os filmes que me fizeram avaliar a carreira profissional que desejo seguir como este que venho indicar hoje. O filme Amor sem Escalas nos mostra George Clooney como um profissional que tem como função demitir pessoas, fazendo isso de maneira que possa amenizar a tristeza dessas pessoas, dialogando com estas e não as tratando como meros subordinados.
Entretanto, esta metodologia utilizada por Clooney esta ameaçada por uma recém-formada interpretada por Anna Kendrick , que procura demitir essas pessoas por videoconferência, de maneira fria, como se os funcionários fossem meras máquinas a serem descartadas.
Para a nossa sociedade capitalista que vê as pessoas como meros instrumentos a serem utilizados e jogados fora quando não for mais preciso, a opção criada por esse recém-formada tende a ser a mais aplaudida e adotada por diversas empresas.
Esse filme nos leva a pensar sobre o papel das pessoas na organização, como trata-las e como vê-las. Nos mostra como alguns líderes agem em determinadas situações e como os colaboradores (ou ex-colaboradores) reagem a essas ações.
SINOPSE
...