A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Por: Laura Amanda • 15/4/2021 • Resenha • 5.411 Palavras (22 Páginas) • 264 Visualizações
Prof. José Augusto P. Ribeiro ✍[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
1. O QUE É FINANÇAS?
É a arte e a ciência de administrar fundos.
É o ramo de conhecimento ou campo de estudo com origem na observação e classificação dos fatos pertinentes a obtenção e utilização de recursos financeiros visando atingir os objetivos estratégicos de uma organização.
2. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS OCUPAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?
- SERVIÇOS FINANCEIROS: é a área de finanças voltada à concepção e à prestação de assessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos.
Área de atuação:
- Bancos;
- Investimentos;
- Bens imóveis;
- Seguros, etc
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: diz respeito às finalidades do administrador financeiro nas organizações.
Área de atuação:
- Orçamentos;
- Administração do caixa;
- Administração do crédito;
- Análise de investimentos;
- Captação de fundos; etc
3. QUAL É O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO?
Deve o administrador financeiro solucionar 3 questões básicas:
I.Que investimentos de longo prazo deveriam ser feitos?
Orçamento de Capital: processo de planejamento e gestão dos investimentos a longo prazo. Consiste em identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição.
II.Onde seria obtido o financiamento de longo prazo para custear tais investimentos?
Estrutura de Capital: processo de planejamento e gestão da forma pela qual se obtém o financiamento de que se necessita para sustentar os investimentos a longo prazo. Consiste em identificar uma combinação específica de capital de terceiros de longo prazo e capital próprio que será utilizado para financiar as operações da empresa.
III.Como administraria as atividades no dia-a-dia dos negócios?
Capital de Giro: processo de planejamento e gestão dos recursos de curto prazo visando assegurar as necessidades das operações do dia-a-dia sem descontinuidade. Consiste em identificar os recursos necessários que deverão permanecer em caixa, estoque, contas a receber, fontes de financiamento de curto prazo e outros.
4. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO?
I. CONTROLE FINANCEIRO (curto prazo): viabilizar a operacionalização da empresa, assegurando a disponibilidade de caixa. (Foco no Fluxo de Caixa);
II. LEVANTAMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS (médio prazo): viabilizar a operacionalização da empresa com o menor custo financeiro possível (Assegurar a disponibilidade de Caixa para Capital de Giro, sem a necessidade de captação de recursos de Curto Prazo – foco no Fluxo de Caixa) e maximizar o retorno ao investidor (busca dos melhores resultados operacionais e melhor nível possível de retorno sobre o Capital investido – foco na DRE);
III. INVESTIMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS (longo prazo): assegurar a sobrevivência, a competitividade e o crescimento da empresa (direcionamento dos recursos para os investimentos com a melhor taxa de retorno possível, otimização da estrutura de capital, fontes de financiamento de baixo custo e alavancagem financeira – foco no BP e DRE).
5. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO?
I. Realização de análise, planejamento e controle financeiro (utilização dos dados financeiros para monitorar a situação financeira da empresa);
II. Decisões de Investimento;
III. Decisões de Financiamento.
6. QUAL É O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?
- Maximizar o lucro;
- Maximização da riqueza dos acionistas;
- Avaliação da responsabilidade social das empresas e dos Stakeholders (usuários externos, interessados pelas informações financeiras);
- Avaliação da relação dos acionistas e dos administradores.
FUNÇÃO FINANÇAS E SEUS RELACIONAMENTOS
A Administração Financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade.
I. RELAÇÃO COM A ECONOMIA
O Administrador Financeiro deve estar atento nos seguintes pontos da Economia:
- Nível de atividade econômica; (expansionista, contracionista)
- Política econômica; (COPOM, SELIC)
- Globalização dos negócios.
II. RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE
CONTABILIDADE FINANÇAS[pic 2][pic 3]
FORMAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
I. FIRMA INDIVIDUAL: empresa de propriedade de uma única pessoa, que opera visando a seu próprio lucro. O Capital provém de recursos próprios ou de empréstimos.
II. SOCIEDADES POR QUOTAS: sociedade de duas ou mais pessoas em um mesmo empreendimento. A sociedade é limitada quanto às responsabilidades dos sócios e regida por lei específica.
III. SOCIEDADES POR AÇÕES OU ANÔNIMA: entidade empresarial intangível, possui legislação específica (Lei 6.404/76). Podem ser de capital fechado (não possui ações na bolsa de valores) ou capital aberto (possui ações negociadas na bolsa de valores).
MODELO DE EMPRESA COM BASE NO B.P.
Para melhor entender e avaliar a função financeira nas empresas é importante visualizar a empresa com base no Balanço Patrimonial.
Balanço Patrimonial
Ativo Passivo[pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
I. Ativo Circulante: alta liquidez, giro, curta duração. Exemplo: caixa, bancos, duplicatas a receber, estoques, etc.
II. RLP (Realizável a Longo Prazo): dívidas a receber a longo prazo, ou seja, somente no exercício seguinte é que haverá o recebimento. Sua liquidez não é imediata. Exemplo: Duplicatas a Receber de Longo Prazo.
...