A AVALIAÇÃO DE ARTES NA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRITICO DO EDUCANDO
Por: Aline Marcondes • 20/12/2021 • Trabalho acadêmico • 7.649 Palavras (31 Páginas) • 196 Visualizações
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Aline Marcondes dos Santos
AVALIAÇÃO DE ARTES NA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRITICO DO EDUCANDO.
Taubaté – SP
2021
Aline Marcondes dos Santos
AVALIAÇÃO DE ARTES NA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRITICO DO educando.
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação apresentado ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté como parte dos requisitos para colação de grau no curso de licenciatura em Artes visuais.
Orientação: Andréa Maria Giannico de Araujo Viana Consolino.
Taubaté – SP
2021
Aline Marcondes dos Santos
AVALIAÇÃO DE ARTES NA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRITICO DO educando.
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação apresentado ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté como parte dos requisitos para colação de grau no curso de licenciatura em Artes Visuais.
Data: _______________________________
Resultado: ___________________________
BANCA EXAMINADORA
Prof. ____________________________________ Universidade de Taubaté
Assinatura
Prof. ____________________________________ Universidade de Taubaté
Assinatura
Prof. ____________________________________ Universidade de Taubaté
Assinatura
AGRADECIMENTOS
A minha mãe, por ter me passado os mais belos valores e virtudes e pela compreensão. Aos amigos antigos, por me influenciarem da melhor forma.
Às frequentes novas amizades, pelo apoio e carinho.
À Universidade de Taubaté, pela oportunidade de viver e pensar o meio acadêmico.
À Prof.ª Andréa Maria Giannico de Araujo Viana Consolino, pelo apoio, dedicação e paciência.
RESUMO
A presente monografia aborda questões pertinentes a utilização do pensamento reflexivo e critico como instrumento de aprendizagem durante a avaliação de artes.
A mesma ainda propõe uma reflexão acerca dos objetivos do professor dentro da disciplina de artes, o processo de aprendizagem reflexiva e os desafios a serem superados em relação a uma avaliação honesta respeitando a diversidade do aluno. Quando as avaliações de artes junto ao pensamento reflexivo são desenvolvidas pensando nas subjetividades e cultura de um determinado aluno, possibilita ao professor observar os avanços do processo de aprendizagem, introduzir elementos da comunidade em que o estudante e a escola se localizam, já ao aluno, permite uma reflexão sobre seus avanços e dificuldades sem que seja necessário compara-lo como os colegas através de suas notas. Ao entender que a avaliação de artes deve ser um processo dinâmico e reflexivo, o professor se tornar cada vez mais apto a questionar tanto a artes quanto a reflexão que a mesma transmite e assim auxiliando seus alunos em suas dificuldades individuais e coletivas. A avaliação de artes deve valorizar a diversidade do aluno, buscando seu reconhecimento como expressão artística e indivíduo inserido da comunidade, além de despertar o habito de questionar, refletir e assimilar suas aprendizagens na escola com os desafios que o mesmo irá encontrar em sua vida particular e profissional.
Palavras-chave: Avaliação de Artes. Pensamento Reflexivo. Senso Crítico.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 9
1.1 Problema 10
1.2 Objetivos 11
1.2.1 Objetivo Geral 11
1.2.2 Objetivos Específicos 11
1.3 Delimitação do Estudo 11
1.4 Relevância do Estudo 12
1.5 Metodologia 12
1.6 Organização do Trabalho 13
2. REVISÃO DA LITERATURA 13
2.1 Educação reflexiva e critica 14
2.2 A avaliação da aprendizagem dentro de um processo reflexivo e construtivo 15
2.3 Avaliação de Arte reflexiva 16
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 23
3.1 Avaliar para ensinar melhor 24
3.2 O Papel do Senso Crítico na valorização da diversidade 25
3.3 O ensino da arte e a proposta triangular 26
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 29
1. INTRODUÇÃO
Essa monografia pretende de refletir sobre a pratica de avaliação na disciplina de Arte e o quanto esta avaliação oferece espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Também busca variedades na forma de avaliar, através do conhecimento das metodologias propostas contribuir para o desenvolvimento artístico, cultural e crítico do estudante.
Atualmente a avaliação de artes deve buscar parte da história e cultura que cada aluno traz consigo, para que o processo de educação interfira na vida e na cultura do estudante auxiliando na construção de conceitos e conhecimentos. Além de unir a teoria e pratica é fundamental que o docente saiba utilizar a realidade social do aluno como alicerce, para aproximá-lo da arte de maneira reflexiva e questionadora, com o intuito de forma-lo indivíduo que domine as informações ao seu redor sejam elas artísticas ou não, que o mesmo não apenas consuma a arte, mas também seja capaz de criar e influenciar através da expressão artística e senso crítico.
...