A Arte Brasileira Contemporânea
Por: Ueslei Carvalho • 14/4/2017 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
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Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson ”
Artes Visuais
Idicácia dos Santos Souza
RA 11102777-7
Arte Brasileira Contemporânea
São Paulo
2012
Idicácia dos Santos Souza
RA 11102777-7
Arte Brasileira Contemporânea - Tarefa 1
Tarefa para compor a nota da disciplina Arte Brasileira Contemporânea, apresentada ao Curso de Artes Visuais, do Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson” sob orientação da Profa. Lígia Lucilene Rodrigues.
São Paulo
2012
A partir do que sabemos sobre a “Primeira Exposição de Arte Moderna do Brasil, 1917 – 1918” de Anita Malfatti que aconteceu em 1917, procure pesquisar mais sobre esse marco da arte moderna brasileira. Leia a crítica que Monteiro Lobato fez ao trabalho de Anita no conhecido texto chamado “Paranóia ou Mistificação? A propósito da Exposição Malfatti”, publicado em 20 de dezembro de 1917 no jornal O Estado de São Paulo. Com uma busca na internet, você fácilmente achará o artigo completo. Perceba os conceitos presentes na crítica de Lobato. Agora procure as imagens dessa exposição, além das duas reproduzidas aqui, “A Boba” e “Torso – ritmo” participaram dessa mostra 53 trabalhos, entre desenhos, gravuras e pinturas como, ”Tropical”, “O Homem Amarelo”, “A Estudante Russa”, “O Japonês”.
Imaginando que você é um crítico de arte, coloque-se na posição de defender o modernismo e a arte de Anita Malfatti, escreva um artigo resposta ao artigo de Monteiro Lobato.
Resposta ao artigo de Monteiro Lobato
Alguém que não reconhece implícito em si mesmo o modernismo não deveria jamais usar de críticas infames a uma artista que se propõe a quebrar os padrões da imitabilidade. A este serviço se presta a fotografia.
É certo que toda mudança causa estranheza e o rompimento com os padrões nos causam medo. Assim ocorreu com aqueles que visitaram a exposição de Anita em 1917; por medo de saírem de suas “zonas de conforto” preferiram olhar com descaso para obras tão valorosas como as de Praxíteles, Rembrandt, Rubens, Reynolds, Leubach, Iorn, Rodin, Zuloaga. Certo é de que, naquele momento, o artista brasileiro não estava amadurecido suficientemente para compreender a arte como um todo e aventurar-se pelo meio da criação ao senti-la profundamente e mostrar suas raízes sem, contudo preocupar-se com as convenções.
Assim Anita conseguiu chamar atenção para o fim a que pretendia: demostrar através da expressão sua preocupação com o Brasil, da mesma forma que o escritor da crítica. O escritor Monteiro Lobato, em suas obras deixa claro suas tendências modernistas, quando também rompe com os padrões de sua época, usa a linguagem do povo para escrever, valoriza crianças, quando em sua obra traz uma visão crítica do Brasil. Não deveria a obra deste escritor também ser rebaixada a um nível inferior?
Fato é que Anita deixou um imenso legado com seu ímpeto criativo quando corajosamente expos suas obras.
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