Tropicalismo na arte brasileira
Por: kacauroocha • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
-O marco inicial foi o III Festival de MPB;
-Sofreu influência da cultura Pop e de correntes da vanguarda artística, como o concretismo;
-Revelou-se inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas ostensivamente, como a “Pop Art “;
-As letras das músicas possuíam um tom poético, com críticas sociais e abordando temas do cotidiano;
-Foi criticado por aqueles que defendiam as “ musicas de protesto”, pois os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma por si só revolucionária;
*Criticados também por usar guitarras elétricas em suas musicas, pois:
->Nacionalistas e músicos tradicionais acreditavam que era uma influência do “pop rock” americano e isso prejudicaria a cultura brasileira, denotando a invasão da cultura estrangeira.
-*Representantes :
Caetano Veloso;
Gilberto Gil;
Gal Costa;
Maria Betânia;
Jorge Bem;
Os mutantes;
Torquato Neto;
Tom Zé;
Jorge Mautner;
Rogério Duprat.
*O movimento manifestou:
->Música ( Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé)
->Artes Plásticas : Helio Oiticica
->Cinema e teatro (Glauber Rocha, José Celso)
*Tropicalismo Pictórico :
->Cores psicodélicas;
->Predomínio do verde e amarelo;
->Elementos formais identificáveis com a realidade cultural brasileira;
->Aproximam-se de movimentos como o antropofagismo.
*Intalação Tropicalia
->A obra é um retorno ao reconhecimento do que é ser brasileiro. É estar em outra esfera social, um deslocamento do olhar para os ambientes comuns;
->O país se encontrava sob domínio da ditadura militar;
->Labirinto construído com uma arquitetura improvisada e fim do percurso a pessoa se defronta com um aparelho de TV;
->Cenário Tropical;
->A tropicália era uma posição ética diante da sociedade. Uma posição critica diante de problemas e impasses na arte;
->Através da filosofia de Kant, Hélio Oiticica também coordena as sensações para seu trabalho com o Parangolé (sensação ou sentimento) e aplica a essas sensações as formas de percepção- espaço e tempo. Devido a esse entendimento de ambos artistas, Hélio atribui ao seu trabalho sensação, que nada mais é que a consciência do estímulo.
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