A Arte Gótica
Por: RODRIGOFERRAZ • 30/4/2015 • Artigo • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 482 Visualizações
A Arte Gótica 1
O termo gótico foi criado para a arquitetura onde suas característiscas podem ser mais facilmente reconhecidas. Nasceu na França espalhando-se por toda a Europa fundindo-se aos estilos regionais de cada país.
Arte gótica-sinônimo de arte medieval.
A arquitetura gótica é ousada e marca o apogeu de um período entre 1395 e 1453.
Surger, abade frances movido pela necessidade de perfeição e harmonia criou o estilo gótico baseado na geometria e na luz. Segundo ele a harmonia é a perfeita relação das partes em termos de proporções matemáticas pois determina as leis da criação do universo.
Iniciou seu projeto com a reconstrução da igreja de Saint Denis em Paris criando um novo espaço a partir da combinação entre os elementos arquitetônicos. O interior da igreja é constituído por arcos ogivais e colunas que sustentam a abóbada terminada em nervuras. A entrada de luz através dos vitrais cria um jogo místico de luzes e de cores.
Entre os séculos XV e XVI os italianos entusiasmados pela Antiguidade consideraram a Idade Média como uma época bárbara cuja principal criação era um estilo caracterizado pelo arco em ogiva.
Na França a criação de cidades favorecidas pelos reis modificou a estrutura da sociedade dando origem a arte gótica. A catedral tornou-se o centro da cidade onde eram realizadas a maior parte das atividades comunitárias.
Durante a construcão das igrejas os habitantes de cidades francesas transportavam pedras para o local que representava tanto uma contribuição religiosa quanto cívica. Cada cidade queria construir uma catedral maior do que a outra.
O fato de as cidades terem escolhido a catedral como seu principal monumento expressa um ato de fé do povo medieval.
A verticalidade das igrejas somada ao jogo de luzes simboliza o fervor religioso. Nenhum outro estilo exprimiu a exaltação mística com tanta perfeição.
A arquitetura gótica pode ser definida como um sistema de abóbadas e de suportes que recebiam o peso esmagador de abóbodas, cuja estabilidade era assegurada por um equilíbrio de forças.
O gótico francês, no auge de seu esplendor suprimiu as paredes como elementos de estrutura de construção utilizando ao invés destas grandes vitrais para permitir a entrada de luz.
Os grandes espaços góticos não correspondiam a uma utilidade prática, mas tinham como objetivo criar um clima espiritual e uma plenitude da alma.
As relações das catedrais com o espaço estão em oposição com as concepções arquitetônicas gregas, tal como o cristianismo místico da época se opõe `a religião racional dos gregos. O templo grego está ligado `a terra e constitui um todo com ela; a catedral gótica eleva-se para o céu como uma oração. A massa do Paternon é bem definida a catedral é menos delimitada. O Paternon em seu conjunto e detalhes é regido pelo pensamento do homem; a catedral gótica, tal como a filosofia medieval exprime o intangível e transcende o homem em sua procura do além.
A escultura gótica é sacra e para compreendê-la exige-se um certo conhecimento das concepções medievais. Possuíam uma função e pretendiam ilustrar e dignificar os ensinamentos da igreja.
Vincent de Beauvais divide os conhecimentos medievais em quatro categorias: os espelhos da natureza, a instrução, a moral e a história.
O escultor podia representar plantas e animais, figuras que simbolizassem a música, a astronomia, a geometria e a filosofia, ou então as sete virtudes teológicas e os sete pecados mortais. As esculturas e objetos góticos podem ser interpretados de tres maneiras diferentes como uma descrição, uma composição e um símbolo. A iconografia impunha ao artista regras que deviam ser respeitadas para a representação de qualquer figura. Assim, Deus, anjos e apóstolos estão sempre descalços; outros personagens estão calçados.
Uma haste com folhas representa uma árvore e significa que a cena se desenrola na terra. Uma tôrre com uma porta indica uma cidade, um anjo sobre uma tôrre indica Jerusalém Celeste, a auréola indica santidade e a cruz divindade. O lugar ocupado por cada personagem também possui significado. Cristo encontra-se geralmente ao centro, figuras que se apresentam à direita de Cristo representam uma honra maior do que estar à sua esquerda. Certos números possuem um significado simbólico, o tres associado à Trindade, implica valores espirituais. O quatro exprime elementos fundamentais do mundo( os quatro elementos fogo, terra, água e ar). A soma dos dois números é o sete e corresponde à humanidade traduzindo a dualidade do homem que é parcialmente terrestre e parcialmente espiritual. O número doze, o produto de tres e quatro explica a escolha dos doze apóstolos, doze profetas. Pensava-se que as criaturas tinham um significado oculto. Ex: a serpente de bronze que Moisés criou no deserto para libertar os israelitas das serpentes é uma imagem de Cristo na cruz para expiar os pecados do mundo.
Apesar de as esculturas góticas tornarem-se mais plásticas conforme a evolução do estilo, a idealização predominava.
As esculturas dos portais da catedral de Chartres assemelham-se a colunas em seu movimento alongado proporcionado também pelas vestes alongadas.
A escultura gótica atinge seu apogeu nas catedrais de Amiens e Reins.
O Belo Deus de Amiens- pode-se estabelecer uma comparação entre esta e as esculturas do Paternon. Ambas são a perfeita encarnação das concepções filosóficas da época. No entanto enquanto a maior parte das esculturas gregas estão nuas, as góticas estão vestidas. Isto porque na Idade Média o corpo foi progressivamente sendo identificado com o mal. As mortificações da carne serviam ao espírito (jejum, flagelação eram as penitências da época).
A arte grega ao contrário exaltava e idealizava o corpo que estava ligado à natureza.
A exuberância gótica exterioriza-se também em representações de certos animais fantásticos que representam superstições populares.
Difusão da arte gótica
A França foi o centro da arte gótica , mas o gótico francês irradiou-se em várias direções.
A Itália possui influência do estlo frances sendo porém mais austero. Ao contrário dos franceses os italianos possuíam clara preferência pelas linhas horizontais.
As catedrais alemãs possuem características
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