A Arte e Educação
Por: M Portinary • 28/11/2020 • Projeto de pesquisa • 8.503 Palavras (35 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA NA AMAZONIA.
ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM COARI.
MÁRCIA DO NASCIMENTO SILVA
COARI – AM
NOVEMBRO/2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA NA AMAZONIA.
MÁRCIA DO NASCIMENTO SILVA
ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI.
Projeto de pesquisa apresentado ã Universidade Federal do Amazonas (UFAM), programa de Pós-Graduação mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia. Linha de Pesquisa1: Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais.
Orientador: Alexandre Santos de Oliveira.
COARI – AM
NOVEMBRO/2020
RESUMO
O ensino das artes é sem duvida uma das estratégias educacional mais eficaz do ponto de vista da interdisciplinaridade. Dando ênfase a importância que o ensino da mesma tem como conhecimentos e aprendizagens, visto que, possui conteúdos próprios em suas linguagens especificas (teatro, dança, musica e arte visuais). E que essas linguagens fazem parte do contexto de vida de cada um de nós, de forma local, regional, nacional e internacional, sendo o educando um agente com direito de ter acesso ao conhecimento de outras culturas e principalmente de onde vive.
Esse direito de acesso consta visivelmente especificado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96. Onde também existem algumas reflexões sobre maneiras de ensinar arte na escola, e uma delas, foi difundida pela professora Ana Mãe Barbosa, que sugere um ensino proporcionando ao aluno, a integração entre o fazer, a apreciação e a contextualização artística, tendo os Paramentos Curriculares Nacionais (PCN´s), como um seguidor dessa Metodologia ou Proposta Triangular, um fazer artístico, na leitura de imagens e na historia da arte.
A abordagem deste projeto é sobre a história do ensino da arte educação, perfil, qualidade e conquistas de ensino das artes em Coari, especificado as tendências pedagógicas pertinentes nessa historia, para que possamos entender como se deu a evolução ao ensino da arte durante o desenvolvimento da humanidade, em seu processo de construção do patrimônio cultural, que não teve só a ciência como responsável pelas descobertas da existência do homem, mas teve a arte como uma forte aliada do processo de construção dos avanços científicos, técnicos e filosóficos. Sobre o profissional que atua como professor da disciplina que durante muito tempo foi concebida pela forma equivocada na educação sendo vista como uma simples brincadeira ou como ornamentação do ambiente escolar. Ficando alheias as disciplinas chamadas tradicionais como português, matemática, química, etc.
Essa é uma abordagem explicita neste trabalho acadêmico, que teve uma educadora, iniciando no ensino de arte na escola, construindo uma formação em sala de aula. Aqui ficam uma proposta a todos aqueles interessados em ampliar mais seus conhecimentos sobre a arte e prezam por um relacionamento de uma disciplina tão importante quanto às demais, pois, a arte é educação, e todo educador é o espelho para que seu educando o olhe como a verdadeira imagem de que o ensino da arte constrói o ser humano.
Palavra-chave: Arte-educação, perfil, conquista educacional.
INTRODUÇÃO
A arte conforme a historia vem do latim Ars, é o conceito que envolve as criações realizadas pelo ser humano, onde se pode expressar uma visão, ou seja, uma abordagem sensível do mundo real ou imaginário. Através dos recursos práticos, linguísticos ou sonoros, a arte permite expressar ideias, emoções, percepções e sensações.
Neste sentido, tal estudo se propõe fazer uma analise reflexiva sobre artes visuais no perfil, qualidade e conquistas de ensino das artes no município de Coari.O objetivo é verificr de eu form disciplin est
O perfil do educador em artes a maneira de como transmitir o conhecimento, de como ensinar a mesma na sala de aula é de suma importância. Por mas que o mesmo não tenha formação na área, mas podendo rever seu conhecimentos quando assumi a disciplina e a responsabilidade de coletar informações conteúdos para que possa cumprir sua finalidade no processo do ensino das artes para com seus educandos. Pois cabe a ele como educador mostrar aos seus educandos uma nova perspectiva de fazer uma nova leitura de mundo.
Enfim identificar e conhecer os principais desafios encontrados diante do processo de aprendizagem do ensino da arte em Coari e dar soluções essa é a meta. Já que os educadores sem formação na área se deparam com dificuldades, mas identifiquei mesmo assim os que se dedicam para tentar amenizar as situações isso só não cabem aos mesmos e sim ao próprio sistema de ensino que precisa rever essas situações e valorizar o educador em arte-educação em nossas escolas.
Portanto, o trabalho aqui apresentado visa em aprimorar o ensino da arte-educação nas escolas do município de Coari, propondo novas metodologias, uma nova visão de mundo onde a disciplina trabalha a ética e a estética da historia da arte no desenvolvimento do individuo como um todo, e, mas valorizar o educador em arte, e abrir oportunidades em que os mesmos possam se adequar e fazer valer as modalidades de aprendizagem no que diz respeito ao perfil, qualidade de ensino e conquista como profissional habilitado na área.
1 CAPÍTULO-A FIGURA DO ARTE-EDUCADOR EM ARTE PARA O ENSINO EM COARI
1.1 Fatores colaborativos para o surgimento da arte-educadores em Coari
Coari vem das palavras indígenas COYA CORY ou HUARY-YU, que significa “rio de ouro” e “rio dos deuses”, outros nomes vêm de “QUARA” ou “COARA”, que tem o significado “Buraco pequeno”. O município de Coari está localizado no rio Solimões entre o Lago de Mamiá e o Lago de Coari. Muitos povos indígenas habitavam a região que hoje é Coari, povos como: Catauxis, Irijus, Jumas, Jurimauas, Waupés, Purupurus entre outros.
...