A Educação Básica no Brasil Atual: Desafios e Perspectivas¨
Por: Renata Mascari • 7/9/2016 • Projeto de pesquisa • 649 Palavras (3 Páginas) • 3.685 Visualizações
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
¨A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas¨
O documentário Pro dia nascer feliz, mostra nada mais nada menos, que a realidade da educação no Brasil. Professores e estudantes passam por dificuldades em várias partes do Brasil. As escolas públicas são precárias e os professores lecionam em condições precárias, que vão desde a falta de água, de verba, estrutura física do prédio, transporte e também a violência e a segurança. Professores completamente desmotivados e alunos desinteressados freqüentam a escola para namorar, se marginalizar e conhecer pessoas novas, mas sem interesse algum nos estudos.
O documentário mostra o desinteresse do governo na reprovação dos alunos, o interesse da quantidade dos alunos aprovados e não na qualidade desses alunos. São aprovados sem aprenderem nada, isso desmotiva o professor, que é obrigado a passar o alunos, e o aluno perde o interesse em estudar, s é que teve algum dia, pois sabe que mesmo com novas muito ruins, vai passar de ano. A família também não participa da vida escolar do filho, não acompanha e não apóia seus filhos.
Muitos professores sofrem violência verbal dentro da sala de aula, estão cansadas, tomam calmantes e antidepressivos, são xingadas, ignoradas e ofendidas. Ficam completamente desestimuladas e acabam faltando na escola porque não agüentam mais o descaso e o cansaço físico e psicológico.
Já a escola particular tem melhor infra-estrutura para atender os alunos e os professores. Os mesmos têm melhores salários e um ambiente mais agradável, tendo melhores condições.
O governo deve investir em segurança, infra-estrutura e na educação, deve pagar melhores salários aos professores, os pais devem se comprometer com a escola de seus filhos, acompanhando seu rendimento escolar.
De acordo com a Lei 9.394, o profissional da educação escolar deve ser valorizado. A realidade atual da educação no Brasil não é essa, os profissionais não são valorizados e são pouco reconhecidos pelo governo. De acordo com a mesma Lei, devemos ter garantia de padrão de qualidade. Percebemos no documentário e também na nossa educação, que as escolas não seguem um padrão de qualidade, muitas delas estão encontram-se em situação precária, sem condições de uso.
Analisando e coletando informações sobre o IDEB, primeiramente é importante ressaltar que o IDEB serve para medir a qualidade do aprendizado no território nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB expressa em valores os resultados de aprendizagem e fluxo.
De acordo com a tabela em anexo, em 2012 o Brasil superou o ano de 2011 com nota 5,0 no IDEB.
Fazendo uma análise dos dados sobre evasão e reprovação, percebe-se que os que se beneficiam do Bolsa Família, têm melhor rendimento escolar, com menores taxas de evasão e reprovação. Possivelmente pelo fato de que se o aluno der evasão, reprovar ou faltar muito na escola, ele perde o direito ao benefício.
São muitos desafios que as escolas, os professores, o país têm que superar. O governo, a família e a escola, devem trabalhar juntos para obterem resultados satisfatórios, tanto para a escola, quanto para os alunos.
Pesquisa Bibliográfica
Dados sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
- Os indicadores de desempenho educacional utilizados para monitorar o sistema de ensino no País são, fundamentalmente, de duas ordens: a) indicadores de fluxo (promoção, repetência e evasão) e b) pontuações em exames padronizados obtidas por estudantes ao final de determinada etapa do sistema de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio). É importante ressaltar que os estudos e análises sobre desempenho educacional raramente combinam as informações produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja evidente.
...