A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Por: Francielly Castro Rocha • 8/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.316 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
FRANCIELLY CASTRO ROCHA
RA 8098732
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PRÁTICA/PROJETO (PORTFÓLIO)
3º CICLO DE APRENDIZAGEM
GOIÂNIA
2019
FRANCIELLY CASTRO ROCHA
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PRÁTICA/PROJETO (PORTFÓLIO)
3º CICLO DE APRENDIZAGEM
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
No filme proposto para análise Pro Dia Nascer Feliz, o qual foi dirigido por João Jardim, expõe as discordâncias no ensino no Brasil, expondo os desgastes e os obstáculos que os professores e alunos de diferentes localidades do país.
O documentário narra relatos verídicos de alunos e mestres esboçando como é a prática das instituições públicas e privadas presente nos estados de Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo, tais narrações mostram que a Lei 9.394 de 1996 a qual conduz as regras e princípios da educação brasileira acerca de privação em seu desempenho, visto que na escola de Pernambuco, é avistada uma menina que é exclusão de tudo que está ao seu redor, acompanhada de docentes que estão pouco se importando com os estudos e com instrutores desinteressados, a garota se destaca por apreciar o gosto da literatura e redigir poemas, possuindo um amplo talento, porém, não reconhecido.
Nesta instituição se constitui um panorama onde os alunos acusam os instrutores e os instrutores acusam os alunos pela ausência de interesse entre outras complexidades assinaladas como a escassez de educadores e a ausência de condução para os alunos, dado que a escola é afastada de suas residências. Na instituição do Rio de Janeiro as questões apontadas envolvem a crueldade e marginalidade, que aterroriza e desanima os mestres e educandos, um instante sutil marcado nessa fase do documentário acerca dessa escola é na ocasião em que o conselho de classe se integra para discutir a respeito de um determinado aluno e optam por qualificá-lo devido a este estar modificando seu papel social em virtude dos trabalhos culturais ligados a instituição e essa advertência provocaria falta de estímulo, conforme a maioria dos instrutores do conselho, deixando claro o quanto a instituição pode intervir no papel de um indivíduo que almeja transformação de vida.
Em ambas as escolas os mestres se afirmam esgotados, por prestarem seus serviços em instituições em situação de sucateamento, os dilemas achados naquele lugar desfazem a barreira entre aluno-professor, tornando-se o educador tão sofredor quanto o educando em sistema educacional onde só se inquieta em dispor alunos e professores nas classes, não se comprometendo com o bem-estar do instrutor bem como a conservação e benefício do discente, segundo está nas Leis de Diretrizes de 1996 a educação deve acompanhar fundamentos que pretende enaltecer o professor, assegurar qualidade de ensino, onde os quais princípios e deveres do estado.
- OS DIFERENTES MOMENTOS APRESENTADOS NO DOCUMENTÁRIO
Pernambuco - (Manari) |
|
Rio de Janeiro - (Duque de Caixas) |
|
São Paulo - (Itaquaquecetuba) |
|
São Paulo - (Alto Pinheiros) |
|
No estudo do filme/documentário Pro Dia Nascer Feliz, é possível observar os alunos retratados em verdades distintas e a forma como cada um a reprime e as transfere para a esfera colegial. Entretanto tem de se ficar atento a maneira que os alunos reprimem a sua existência, permitem persuadir por elas tal como as conduzem ao círculo pedagógico, por meio de suas ações. É necessária uma visão mais detalhada para com as discordâncias vividas interiormente pelos educandos, em seu entendimento e a forma que este objeto influencia seu percurso pedagógico.
E possível observar que as divergências vividas pelos que se discerne com a prática educativa de que eles são apresentados. Constatamos similarmente como essas divergências induzem suas técnicas no âmbito escolar. Um olhar mais investigativo é fundamental para analisarmos como as oposições se fazem refletidas de um modo assertivo no campo pedagógico. É relevante perceber o aluno como um indivíduo que tem afeição onde os mesmos induzem suas realizações, não podemos ser professores insensíveis, sem levar em conta esse pensamento, intrínseco à uma linha de relação humana.
...