A Estética Da Arte
Por: arq09gb • 13/5/2020 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Estética não é necessariamente aquilo que é belo, mas sim as percepções através dos sentidos.
Existem duas coisas que devemos perguntar sempre que encontrarmos falhas na exatidão de um quadro. Uma é se o artista não teria suas razões pra mudar a aparência daquilo que viu e a outra é que nunca devemos condenar uma obra por estar incorretamente desenhada, a menos que tenhamos a mais profunda convicção de que nós estamos certos e o pintor, errado.
Somos todos propensos ao precipitado veredito de que “as coisas não se parecem com isso”. Temos o curioso hábito de pensar que a natureza deve parecer-se sempre com as imagens a que nos acostumamos.
Estética é algo que apesar de não estar necessariamente ligado ao belo possui uma forte relação com o conceito de beleza. Mas o que é beleza? O conceito de beleza não é algo que pode ser classificado como universal, pois os seres humanos possuem uma pluralidade em vários aspectos que estão relacionados ao entendimento do belo. Para alguém um objeto X pode ser belo e um objeto Y pode não ser, enquanto para outro o objeto X pode ser belo e o Y também, mas para outro ambos podem não ser belos. O conceito de beleza é mutável de cultura para cultura e dentro de uma determinada cultura também não há um ideal de beleza que agrade a todos, dessa forma pode-se entender que o conceito de belo é algo individual. Entretanto, pode-se dizer que o belo tende a seguir um padrão condicionado pelos próprios indivíduos. Em alguns casos pode-se dizer que isso está relacionado com algumas necessidades que os seres humanos possuem, mas como as pessoas são plurais essas necessidades também são individuais. Em um caso A pode ser que um indivíduo tente seguir um determinado padrão de beleza para se encaixar em um determinado grupo, em um caso B pode ser que alguém não siga nenhum padrão de beleza condicionado e queira manter a sua individualidade seguindo o seu próprio ideal de beleza e em um caso C um indivíduo pode mesclar conceitos de um padrão de beleza condicionado com seu próprio ideal de beleza, mas como existem diferentes pessoas em diferentes lugares também existem diferentes necessidades ligadas ao conceito de belo.
...