A Evolução Do Teatro
Artigos Científicos: A Evolução Do Teatro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leisa • 30/10/2013 • 478 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
Durante séculos o teatro evoluiu na sua forma, gênero e conteúdo. Um dos resultados desse desenvolvimento foi o teatro infantil. Atualmente existem companhias, atores e autores especializados na produção do teatro para crianças. No entanto, essa arte voltada para os pequenos é recente e está bem diferente de como se originou.
A história do teatro infantil está diretamente relacionada com a catequização religiosa. No Brasil, no século XVI, os padres colocavam crianças em suas criações para causar impacto e facilitar a catequese dos índios. Séculos depois, surgiam as companhias infantis de teatro. Formadas por crianças, as apresentações eram, na maioria, adaptações de clássicos e com conteúdo voltado para o público adulto.
Esse cenário mudou completamente em meados do século passado quando ocorreu a grande reviravolta do teatro infantil. Importantes companhias foram fundadas em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Todas com um diferencial: os textos, produções e artistas eram focados no universo infantil. Um marco para essa evolução foi a fundação do grupo Tablado, por Maria Clara Machado, que realizava produções infantis de alta qualidade.
A partir de então, a arte para as crianças cresceu de forma considerável e continua ganhando força. Diferentemente do início, onde os pequenos tinham que se apresentar em um minúsculo espaço do palco, sem luz ou cenário adequado, hoje, o teatro infantil só tende a evoluir.
A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o
mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Dessa forma, de acordo com a visão pedagógica, o teatro tem a função de mostrar o comportamento
social e moral, através do aprendizado de valores e no bom relacionamento com as pessoas.
Os textos do teatro infantil eram adaptações de obras européias carregadas do
moralismo vigente na época. Portanto, o teatro infantil teve a sua origem na moral cristã, no
didatismo e na moral européia, e este quadro só começa a mudar durante a década de 70,
passando o teatro-infantil a ser um gênero específico.
O contato da criança com o teatro se dá basicamente pela escola ou pela igreja. É claro
que em ambas as instituições o espetáculo é marcado mais pelo viés pedagógico do que pelo
estético propriamente dito.
Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças,
mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar,
desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com
as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades
para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário),
oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha
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