A Função da arte na antiguidade e como ocorre esta transformação/evolução ao longo deste período
Por: Murilo Roniclei • 11/11/2017 • Dissertação • 387 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
A “função” da arte na antiguidade e como ocorre esta transformação/evolução ao longo deste período
Acadêmico: Murilo Roniclei Betti Alves
No período pré-histórico, onde se encontra os primeiros relatos de arte, esta destaca-se principalmente o naturalismo, onde o artista refletia na arte a natureza conforme seu olhar. Uma das explicações mais aceitável é a magia, onde o pintor que esculpisse a imagem do animal passaria a ter poder este.
[pic 1]
Avançando cronologicamente para o idade da pedra lasca, ou neolítico, onde a arte passa para escultura em pedras polidas, ferramentas artesanais para plantio e agricultura. Nessa época acredita-se que o artista passe a se preocupar mais com segurança, pois passaram a fabricar armas de caças, casas e jardins de pedras, onde historiadores acreditam ter a função ou confundir a caça para captura-la.
[pic 2]
Em épocas diferentes destacam as artes Egípcias, Mesopotâmicas e Gregas, onde estas tinham em comum a crença como principal destaque. Desde as Pirâmides do Egito com a ideologia de que os faraós um dia retornariam, até a Arte Mesopotâmica que criam que deuses luxuosos os protegeriam das pragas e misérias.
[pic 3]
Em meados do Século III a.C. destacasse a arte Romana, onde o artista destaca a riqueza e a beleza.
[pic 4]
Do Século I d.C. ao III d.C. destacou-se a arte Paleocristã, surgida logo após a morde de Jesus, onde a grande parte das artistas tinham como objetivo espalhar seus ensinamentos.
[pic 5]
No Renascimento (Século XV e XVI), destacaram-se principalmente o humanismo, tendo como posto de vista a valorização do homem e da natureza, a caracterização da arte clássica, tendo os artistas como base as artes greco-romanas. Não destacando apenas a arte, mas também a literatura e as ciências.
[pic 6]
Com a imposição do Concílio de Trento no Século XVII, a arte passa por mudanças onde o artista tem o objetivo de elevar a imagem da Igreja Católica diante seus fiéis, conhecida como arte barroca.
[pic 7]
No século XIX, com a Revolução Industrial e Revolução Francesa, teve o surgimento do Romantismo, tendo artista liberdade de expressão, passando assim a retratar pontos de vista emotivos e individuais da realidade.
[pic 8]
Ainda no Século XIX, toma-se tendência o Realismo, passando o artista a retratar apenas fatos reais.
[pic 9]
...