A construção do hábito de leitura é um processo que ocorre a longo prazo
Por: delmaria • 14/11/2022 • Trabalho acadêmico • 4.202 Palavras (17 Páginas) • 105 Visualizações
universidade pitagoras unopar
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
curso de pedagigia-licenciatura
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Piripiri
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO
Leitura e escrita são processos que se complementam, porém, cada época consolida seu próprio estilo. Não é difícil perceber a atual atração da juventude pela leitura e escrita compartilhada nas mídias, o que apesar de não ser errado, tira a “essência” do que podemos chamar de uma “boa leitura”. Não se trata de querer competir com a mídia, pois seria até injusta tal competição. Porém, os meios de comunicação podem ser utilizados como ponto de partida do processo pedagógico, da aquisição do espírito crítico e até mesmo, da incorporação de valores.
A construção do hábito de leitura é um processo que ocorre a longo prazo e
quanto mais cedo acontecer o estimulo melhor será a qualidade da formação do leitor. Portanto, tal estímulo deve ser cultivado no seio família, tendo as escolas e as bibliotecas instituições que darão continuidade ao processo. Este estudo tem como relevância acadêmica e social conhecer a influência da família no incentivo ao hábito de leitura e sua contribuição para a formação do leitor em sociedade.
Este estudo aborda como a família pode somar na formação do leitor, um tema pouco discutido, porém de grande importância, uma vez que os primeiros contatos da criança com a vida social são na família e que antes de aprender na escola leva-se o que se aprende em casa.
O projeto “No pódio da Leitura” foi criado para incentivar o hábito de a leitura e incentivar a comunidade escolar a participar das atividades escolares das crianças do Ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Trata-se de uma proposta de trabalho que proporcione o despertar o prazer pela leitura, incentivando aos membros da família se envolver e ajudar os alunos em suas dificuldades. A escolha do título justifica-se pelo fato de que ao desenvolver a leitura, os estudantes irão desenvolver atividades trazendo a realidade escolar, numa ação coletiva e inovadora.
Nesse sentido o objetivo deste trabalho é promover ações inovadoras capazes de tornara leitura uma ação atrativa, despertando o prazer de ler, transformando a biblioteca escolar num espaço atrativo e de lazer, fazendo do livro um canal de entretenimento, trazendo de volta o gosto incessante pela leitura, estimulando o aluno a desenvolver o habito da leitura, proporcionando um espaço no qual a criação e a imaginação perpassem pela leitura e pelo texto a ser produzido, respeitando à autonomia do trabalho no processo de leitura e produção, entendendo dúvidas, erros e acertos como etapas de um processo de maturação e sedimentação do trabalho.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita.
Objetivos específicos
- Garantir aos alunos os seus direitos de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das habilidades da “Proposta Pedagógica”;
- Buscar alternativas para estreitar a distância família-escola e manter o vínculo entre professor-aluno e aluno-professor;
- Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio da leitura e produção de texto. Saber interpretar vários tipos de textos;
- Adquirir competências na leitura, escrita, resolução de problemas e raciocínio lógico. Escrever ortograficamente correto.
PROBLEMATIZAÇÃO
A entrada da criança no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever; precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita apropriar-se do hábito do sistema de escrita. Aprender a ler e escrever envolve a apropriação do sistema alfabético e ortográfico e o desenvolvimento das habilidades textuais.
No entanto, é necessária uma proposta pedagógica que dê suporte ao pleno desenvolvimento desses aspectos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita desde o início da escolaridade, tendo em vista proporcionar ao aluno a formas de utilização da escrita para diferentes finalidades. O hábito de ler tem se tornado cada vez mais distante da realidade das crianças.
A alfabetização é uma das etapas que contribui para que a evolução intelectual do aluno, pois ao aprender a ler, a criança adquire autonomia. Esse processo ocorre gradativamente, na qual a criança vai superando as dificuldades e avançando para fases posteriores. O professor pode possibilitar oportunidades para a promoção da efetiva aprendizagem da criança, respeitando sua individualidade e incentivando suas potencialidades, encorajando o aluno a criar suas próprias hipóteses em relação ao objeto de conhecimento.
Sendo assim, este projeto justifica-se pela necessidade de estarmos introduzindo de forma prazerosa e com o acompanhamento da comunidade escolar, com o apoio da direção escolar a alcançar a imaginação e ampliar o vocabulário das crianças, levá-las ao melhor desempenho para a formação de leitores.
A leitura é um recurso pedagógico muito utilizado nas instituições escolares, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, visto que favorece o seu desenvolvimento integral, ou seja, nos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo. O processo de aquisição da leitura pelo aluno consiste em um longo caminho a ser percorrido, o qual necessita de estímulos tanto da escola como do professor, que por sua vez, devem organizar tanto o espaço como o tempo de leitura na escola, despertando o interesse e a participação dos alunos, como também, e, acima de tudo, refletindo sobre as reais funções da leitura.
REFERENCIAL TEÓRICO
O conhecimento da importância da leitura no desenvolvimento cognitivo dos alunos dos anos iniciais do 1º ao 5º ano é essencial para os educadores que atuam na modalidade do Ensino Fundamental, o que implica um breve histórico da leitura, a fim de demonstrar como ela vem contribuindo na formação do indivíduo ao longo de sua existência.
De acordo Silva (2014) a evolução da leitura ocorreu em contraste com as mudanças e transformações envolvendo o próprio ser humano, as quais ao longo dos tempos foram participando de práticas de leitura e se aperfeiçoando devido às exigências das novas tecnologias.
...