A Geometria nas Artes – Simetria
Por: Angela Bernardes • 4/4/2015 • Monografia • 761 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
TEMA
Geometria na arte – simetria
PALAVRAS CHAVE:
arte, matemática, Maurits Cornelis Escher simetria,
TITULO
Geometria nas Artes – Simetria
OBJETIVO
Apresentar resultados de estudos e reflexões a respeito do ensino de simetria no Ensino Fundamental. Quando são mencionados vários conceitos relacionados à geometria nem sempre o conceito de simetria está presente. É necessário que os alunos tenham uma ideia consistente do que é simetria, para que consigam associar o significado de simetria não apenas a conceitos matemáticos, mas, também, a situações do cotidiano, presentes ou não na natureza.
METODOLOGIA
A Presente pesquisa se dará, essencialmente, através da pesquisa bibliográfica, leituras de fontes documentais, via internet e outros.
BIBLIOGRAFIA
Escher e a Matemática http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?Aula=23463
(2013, 04). Geometria da arte. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geometria-Da-Arte/821403.html.
Simetrias http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html
MCESCHER - http://www.mcescher.com/
INTRODUÇÃO
Uma forma de contribuir com o ensino, é fornecer aos alunos um embasamento sobre os conceitos que serão mencionados, quando trabalhados, diversos conteúdos, aproximando-os à vida real dos educandos, pra que haja um maior interesse. Consequentemente há uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, pretende-se trabalhar alguns tópicos sobre simetria, através de atividades interligadas ao cotidiano, visando facilitar a aprendizagem do tema. A ideia inicial é mostrar aos alunos que a simetria está presente na vida de cada um, considerando o que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais propõem que a simetria seja identificada em figuras planas, seja observada na natureza, nas artes, nas edificações e, além disso, notar as transformações de figura no plano por meio de reflexões, translações e rotações.
Proporcionando ao aluno, no decorrer do Ensino Fundamental, uma melhor compreensão no processo da aprendizagem dos demais conteúdos relacionados à simetria, por exemplo, identificar as características associadas a este conteúdo em figuras geométricas (bidimensionais ou tridimensionais), encontrar o eixo ou eixos de simetria, perceber que também existem figuras assimétricas a partir do entendimento do conceito de simetria. Propondo o desenvolvimento do projeto em sala de aula.
A proposta inicial é instigar os alunos sobre o que pensam ou sabem sobre os padrões que existem em plantas, animais e seres humanos. Para isso, é necessário explorar primeiro o conceito de padrão. Essa é uma estratégia para motivar os alunos a participarem das discussões e levantar alguns conceitos geométricos já conhecidos por eles. Esse é o momento de introduzir o conceito de simetria.
A matemática é uma das disciplinas em que os alunos apresentam uma maior dificuldade na aprendizagem de conteúdos; fato que acontece, muitas vezes, devido à falta de contextualização dos mesmos.
Buscar e analisar de que modo à matemática esta presente na arte, e quais os conceitos matemáticos utilizados para o desenvolvimento da obra artística. Focalizando especial atenção às obras de artes de Maurits Cornelis Escher que produziu diversas obras fazendo uso de efeitos de ilusão de ótica. E para isso será feita uma leitura das imagens executando uma exploração de conceitos geométricos, formas, figuras, simetria e espaço.
...