A História E Crítica Musical: Da Antiguidade Ao Barroco
Por: Nayara Thomaz • 27/3/2023 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
NAYARA CRYSTINA DAL POGETTO FREIRE THOMAZ
8132681
FÓRUM FINAL
HISTÓRIA E CRÍTICA MUSICAL: DA ANTIGUIDADE AO BARROCO
Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário para a disciplina de História e Crítica musical: da antiguidade ao barroco ministrada pelo prof.º/tutor Ashraf El Droubi.
CAMPO GRANDE
2022
ATIVIDADE
Identificar auditivamente as características musicais dos períodos históricos estudados. Quais características de cada obra? De qual período elas fazem parte? Por quê? Poderíamos atribuir essas obras a quais compositores? Por quê?
1ª obra: Organum Duplum Melismático, passagens longas da melodia em uma sílaba só, Aleluia; Baixa Idade Média, pois são compatíveis com as músicas da Ars Antiqua, primeiros sinas da polifonia; Leonin e Perotin, pois utilizavam esses estilos em suas composições.
2ª obra: Motete isorritmicas, quatro vozes com textos e ritmos diferentes; Idade média pois ja apresentava principios da Ars Nova, a isorritmia foi o princípio composicional do período; Podemos atribuir a Guillaume de Machaut pois resumiu o estilo de compor da Ars Nova.
3ª obra: Madrigal, canto recitativo, presença de instrumentos acompanhando a voz, uma ópera com grande dramaticidade; Periodo Barroco sec. 17, pois faz parte do surgimento da ópera, que se deu nesse mesmo período; Claudio Monteverdi, pois sua obra Lamento Della Ninfa (madrigal) deram inicio a ópera no período barroco.
4ª obra: Fuga, sendo tocada somente por um orgão, tendo em sua composição o uso de contrapontos imitativos e duas vozes; Faz parte do periodo barroco pois foi neste período que nasceu o estilo de composição fuga. Temos Johann Sebastian Bach, Jan Pieterszoon Sweelinck, Girolamo Frescobaldi, sendo Bach o mais importante compositor do período, e suas obras continham muito o uso da Fuga.
5ª obra: Trata de um canto responsório, é um tipo de canto coletivo onde uma voz "chama" a resposta das outras vozes. Uma voz entra com o tema inicial e é seguida pouco tempo depois por uma resposta das outras vozes; Período Renascentista, pois o uso do contraponto imitativo fez parte importante do Renascimento; Palestrina, pois foi um importante compositor renascentista e que compôs O Magnum Mysterium – the sixteen, referente a obra analisada.
6ª obra: Repetição da 5ª obra analisada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GONÇALVES, L. S.; FILHO, W. D. Fundamentos da Harmonia. Batatais, SP: Claretiano, 2015.
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