A História da Arte no Egito Antigo
Por: Carol Santos • 20/8/2019 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
História da Arte no Egito Antigo
Ao observarmos todo o conteúdo encontrado sobre a Arte no Egito Antigo, fica bem claro que a arte egípcia está inteiramente ligada a religião, principalmente quando se trata da vida após a morte, já que os egípcios acreditavam que a vida que viria após essa seria mais “prazerosa e luxuosa”. Essa crença fazia com que os túmulos dos grandes faraós fossem repletos de desenhos, pinturas, esculturas, além de baixo e alto relevo, com o intuito de ajudar a alma a sobreviver após a existência terrena e se encaminhar com êxito a uma outra vida.
A arte egípcia é rica em retratos do cotidiano, onde os egípcios retratavam o dia a dia de forma objetiva, focando na integralidade das cenas e não na “beleza” em si. Eles buscavam retratar de forma mais fácil, não se preocupando com perspectivas, o que deu origem a uma arte mais geometrizada e acompanhada de escritas. Suas tintas e materiais eram obtidas por meio de elementos da natureza.
Um fato curioso da arte egípcia, é a forma como o corpo é retratado, onde a cabeça aparece de forma lateral, o tronco e os olhos frontais, e as pernas e pés laterais, fazendo jus ao fato de que eles buscavam retratar o cotidiano da forma mais fácil ao invés de fiel.
Além das pinturas, os egípcios também confeccionavam bustos, baixo e alto relevo com hieróglifos, estátuas de animais e estátuas simbióticas que uniam partes animais e humanos, geralmente representando deuses. As dimensões da estatuária egípcia eram bastante variadas, podendo-se encontrar esculturas de grandes proporções e também miniaturas.
...