A Importância da Arte no Desenvolvimento da Criança de 07 a 12 anos
Por: Nathany Schemes • 2/7/2019 • Artigo • 2.749 Palavras (11 Páginas) • 270 Visualizações
A Importância da Arte no Desenvolvimento da Criança de 07 a 12 anos
Helen Miguel da Silva¹
Mayra Renata Ferreira²
Natany Eduarda Schemes Lopes³
Samara Andrade Daboit4
RESUMO
Pare e faça uma retrospectiva! Você consegue se imaginar criança outra vez? Quais eram seus momentos preferidos? O que você fazia na escola? É difícil responder essas perguntas. Mas tudo está conectado e arte surge nos primeiros anos de vida, de uma forma lúdica, e sem cobranças. Oportunizando a expressão e a troca de ideias. Mesmo com os avanços na área e com várias demonstrações de sua importancia a Arte ainda busca por reconhecimento e espaço na Educação. Portanto o seguinte projeto teve como finalidade identificar a importância da arte no desenvolvimento de crianças de 7 a 12 anos, identificando os fatores de influência e a importância real e afetiva da arte. Para a realização deste projeto foi utilizada a pesquisa – bibliográfica que consistiu em produzir informações e conhecimentos de uso mais concretos. Com base nos materiais estudados levantamos dados que mostram a concordância entre as opiniões dos autores Vygotsky (1994) e Wallon (1995), sobre a importância da arte e seu papel no desenvolvimento social, no desenvolvimento dos sensos críticos e estéticos, da criatividade, coordenação motora, da curiosidade e da autoestima. Através das pesquisas realizadas nota-se que a arte tem o seu papel de influência no desenvolvimento infantil, a criança que cresce em um meio onde há contado com a arte, sendo em casa ou na escola, acaba por ser um adulto mais critico.
Palavras – chave:
Arte. Desenvolvimento. Crianças
- INTRODUÇÃO
O presente artigo visa identificar a importância da arte no desenvolvimento da criança mostrando que ela tem a influencia no seu desenvolvimento. Tendo em vista que a Arte não tem sido apontada como elemento educacional de relevante importância. Afinal o que é a Arte e qual sua função no meio pessoal e social? Ela faz parte da nossa vida diretamente. Está nas nossas ações, criações, pensamentos. Através dela exercemos nosso senso crítico e estético. Não existe maneira de ignorar a arte, subestimá-la ou evitar o "meio artístico", pois desde os primeiros anos de vida ela ajuda a construir quem somos e constantemente sofre alterações assim como nós.
Na infância inicia-se a etapa mais difícil, onde as expressões ajudarão a tornar uma criança feliz e realizada com suas habilidades e desenvolvimentos. É de suma importância que a arte tenha cadeira de destaque como formadora de um cidadão pensante e construtivo. E para tal precisa ser aceita e entendida. Com isso, temos como objetivo identificar as etapas do desenvolvimento infantil, examinar a influência real da arte na vida das crianças e explorar o campo artístico como suporte de aprendizagem.
Assim, faremos uma ponte entre a construção do saber, trazendo os estudos de grandes pensadores sobre o tema abordado. Sendo primeiramente abordadas as pesquisas e ideias de Vygotsky (1994), e em seguida de Wallon (1995), que concordam e nos demonstram que o desenvolvimento das crianças sofre a influência do meio em que ela vive, seja ele o social, o familiar ou o escolar.
Por fim dispõe-se de uma conclusão e reflexão sobre o ensino da arte, visto que a importância e influencia da arte foi estabelecida
- O desenvolvimento segundo Vygotsky
Quando se trata do desenvolvimento infantil uma das mentes mais conceituadas nesse ramo é a de Lev Vygotsky. O psicólogo bielo-russo, apesar de ter falecido a mais de 70 anos, tem o seu trabalho sendo discutido até hoje. Ao se falar de psicologia e arte, Vygotsky é um nome que novamente deve ser citado, pois desde que criança recebeu estímulos culturais, e estudou psicologia para entender os processos artísticos. (FREITAS, 1995, p.74).
Os trabalhos de Vygotsky trazem conceitos que nos mostram que o desenvolvimento do ser humano se dá através da relação social desse indivíduo, através da internalização dos conhecimentos ao seu redor. A formação do intelecto humano tem seu ponto principal na infância, quando a criança desenvolve a fala e a une com a atividade prática, esse pensamento Vygotsky fala de forma clara no seguinte trecho (1994, p. 33):
O momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem.
Ou seja, a partir do momento que a criança desenvolve a fala, ela começa a controlar melhor o ambiente utilizando-se dela. Podemos então perceber que para Vygotsky o desenvolvimento ocorre de fora para dentro, a criança acaba por utilizar a fala juntamente com a ação e a percepção para resolver as suas tarefas.
A base da teoria vigotskiana diz que o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo são os mais enfatizados, pois o individuo em questão irá se desenvolver com o contato social. As duas principais ideias de Vygotsky são a internalização e a zona proximal de desenvolvimento.
A internalização nada mais é do que a absorção de conceitos, ou operações externas, é a capacidade humana de ouvir algo e a partir disso interiorizar essa ideia e transformar como sua. Conforme Vygotsky (1994, p. 74), “Chamamos de internalização a reconstrução interna de uma operação externa”.
Falaremos melhor da Zona próxima de desenvolvimento no próximo seguimento.
- Zona de Desenvolvimento Proximal
Como já determinamos, na teoria vigotskiana o desenvolvimento ocorre de fora para dentro, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) trata-se da distância entre o nível de desenvolvimento real, que é a capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de outros, seja ele um adulto ou companheiros mais capazes (VYGOTSKY, 1994, p.112).
É com o auxilio dessa zona de desenvolvimento que seremos capazes de entender o nível interno desenvolvimento da criança, Vygotsky nos afirma que:
A zona de desenvolvimento proximal provê psicólogos e educadores um instrumento através do qual se pode entender o curso interno do desenvolvimento. Usando esse método podemos dar conta não somente dos ciclos e processos de maturação que já foram completados, como também daqueles processos que estão em estado de formação, ou seja, estão apenas começando a amadurecer e se desenvolver. Assim, a zona de desenvolvimento proximal permite-nos delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação. (VYGOTSKY, 1994, p.113)
...