TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA EM DECADAS

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

LOGÍSTICA EM DECADAS

A logística de compras como conhecemos atualmente é um conceito relativamente novo, porém sua pratica já se era notada a muitas décadas atrás, em meio as guerras mundiais notavam-se uma postura logística. Porém em meados da década de 70 foi que a função de compras passou a ser vista por muitos acadêmicos e profissionais de empresas como uma função administrativa, servindo apenas de apoio para assegurar que a qualidade do fornecimento se adequasse às necessidades da produção (Carter e Narasimhan, 1996; Carr e Smeltzer, 1997).

        Varios estudos foram feitos na década de 70 afim de compreender o sistema e a importância de logística dentro das empresas americanas, considerando que a função de compras participava passivamente do processo nas organizações. No qual o nível de satisfação era medido mediante a uma eficiência de seu departamento, em relação basicamente aos custos operacionais de compras como medida, e claro a não contrariedade dos principais sócios.

Apenas em meados da década de 80 a logística de compras passa a ser reconhecida nas empresas, como uma função de importância e aliada ao bom desempenho dos indicados econômicos, Carr e Smeltzer (1997) nos mostram que a importância de Compras passou a ser mais reconhecida após 1980, a partir da publicação seminal de Porter sobre as forças que delineavam a natureza competitiva da indústria, o qual destacava compradores e fornecedores como duas destas cinco forças.

Logo notou-se a necessidade de qualificação dos profissionais de compras para melhorar cada vez mais as vantagens competitivas da logística de compras já que segundo Segundo Spekman e Hill (1980), já em 1980 o elo entre estratégia de compras e o desempenho da empresa era aparente, tendo as empresas começado a perceber o efeito potencial da função de compras sobre sua posição competitiva.

Mas apenas nos anos 90 foi que a logística de compras consolida-se e passa a ter um papel crítico em empresas deixando de compor um papel tático e assumindo um papel mais estratégico diante as decisões das empresas. Assim passou-se a ser exigida uma postura mais estratégica e uma integração mais afinca com os fornecedores, expandindo sua campo de atribuições e ganho cada vez mais força e reconhecimento como contribuinte para o sucesso da empresa, como afirma Ellram e Carr, 1994, assim compras passou a ser encarada dentro das organizações como uma função à estratégia coorporativa ou como sendo, ela própria, uma função estratégica. De acordo com Carsalade, Rodrigo (2005. P14)

Esta evolução do papel de compras e a adoção de estratégias de compras consistentes com a estratégia empresarial, não se deram de um dia para o outro, mas sim através de um processo gradual. Freeman e Cavinato (1990) observaram que as empresas seguiriam a direção estratégica em quatro passos. No primeiro, Compras seria vista como uma função emitente de pedidos, simplesmente recebendo requisições e comprando os itens de seus fornecedores tradicionais. No segundo passo, Compras ampliaria seu papel, com maior ênfase na redução de custos. No terceiro passo, a importância da função de compras passaria a ser reconhecida por outras dentro da empresa. Compras passaria a desempenhar um papel-chave no gerenciamento da cadeia de suprimentos, através da integração com a produção, programação, logística, vendas e contabilidade financeira. Finalmente, no quarto passo, Compras assumiria um papel proativo para apoiar o planejamento estratégico. Neste ponto, a função seria considerada uma parte de importância equivalente da equipe corporativa.

Assim a logística entra com força nas empresas, desempenhando um grande papel estratégico e decisório para um bom desempenho funcional e econômico e aumentando cada vez mais sua abrangência operacional.

ESTRATÉGIA DE COMPRAS E ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Toda empresa tem (ou deveria ter) uma estratégia corporativa, onde, terá um planejamento de como ela irá se diferenciar de seus concorrentes, gerenciar seus custos, para que possa atingir objetivos de crescimento e também a satisfação de seus clientes mantendo uma lucratividade contínua. Para que estes objetivos sejam alcançados, toda empresa poderia trabalhar para o aumento da sua receita ou redução de seus custos fazendo com que as Compras tenha um papel de apoio fundamental à estratégia corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com