Economia Decada De 80
Pesquisas Acadêmicas: Economia Decada De 80. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicamateusmelo • 24/3/2013 • 992 Palavras (4 Páginas) • 1.826 Visualizações
• No final da década de 1980, a economia brasileira ingressou em fase de abertura ao exterior. De inicio, o processo foi tímido, quase velado, mas nos anos 90 a abertura tornou-se parte da estratégia de desenvolvimento oficial. Discuta os impactos da abertura sobre o setor produtivo da economia brasileira.
Com o termino da ditadura começou o processo de redemocratização brasileira, que teve como uns dos objetivos “devolver” o país e ao povo e no meio econômico começar abertura da economia, a fim de reinserir o Brasil no cenário econômico mundial. Tal processo não ocorreu somente no Brasil, sendo praticado por todos os países da América Latina, visando que o livre comércio poderia proporcionar desenvolvimento econômico que consequentemente melhoria a qualidade de vida.
No inicio dos anos 90, com o governo de Fernando Collor essa abertura se deu mais intensa, com o atual presidente tomando medidas que facilitariam a abertura. Aos poucos, foram-se legalizando varias das operações que se efetuavam por meio do cambio paralelo (mercado negra) como a remessa de capital para bancos estrangeiros, além de investidores brasileiros poderem aplicar dinheiro em instituições financeiras no exterior.
Outro fator importante para a abertura foi a criação do Anexo IV da resolução numero 1.832, do Banco Central. Tal anexo permitia o acesso direto dos investidores institucionais estrangeiros ao mercado de ações de renda fixa nacional. Tal mecanismo permitiu o ingresso de um volume significativo de recursos, possibilitando o acumulo de reservas e promoveu a elevação nas bolsas de valores brasileiras.
Analisando o setor produtivo nesse momento, viu-se um grande aumento no numero de privatizações. Tal ocorrido se deu graças ao Programa Nacional de Desestatizaçao (PND) criado em 1990 pelo governo Collor, plano esse que buscava a privatização de empresas estatais e que perpetuou ate o governo posterior, de Fernando Henrique Cardoso.
Estatais dos mais variados ramos foram privatizadas, fato esse que ajudou o governo na abertura econômica, trazendo mais investimentos, já que tais estatais nem sempre davam retorno econômico ao governo e nem detinham infraestrutura suficiente pra cumprir suas funções quanto a população, alguns exemplos de estatais privatizadas: CSN, Light, hidrelétricas pelo Brasil a fora, concessões de redes elétricas, malhas ferroviárias, portos (como de Angra e de Santos), Banespa, Embraer e outras empresas não tão conhecidas no cenário nacional.
• Explique as principais características do Plano Real ressaltando as inovações deste Plano sobre os demais planos de estabilização das décadas de 1980 e 1990.
O Plano Real começou a ser idealizado ainda no governo de Itamar Franco, que substitui Collor após seu impeachment, pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que posteriormente se tornou presidente. Foi o plano mais bem sucedida entre todos tentados com o objetivo de combater a alta inflação adquirida pós a ditadura.
Diferente dos outros planos, o Plano Real se deu de forma gradual, divido em três partes. O governo não usou medidas heterodoxias como o congelamento de preços, confisco de depósitos bancários e nem a troca imediata de moeda.
A primeira parte do processo consistia no ajuste fiscal. Começou- se a controlar os gastos públicos e com o auxilio do PAI (Plano de Impacto Imediato) fazer com que a economia crescesse e o governo começasse a gastar menos. Também houve a criação do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira), mostrando o aumento da carga tributaria que permanece ate os dias de hoje muita alta.
O segundo momento do plano se tratava da indexação completa da economia, através da criação do URV (Unidade Real de Valor), que se tratava da conversão da moeda atual para o real; salários,
...