OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS
Por: MIROCA200902 • 6/11/2016 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 908 Visualizações
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA
METODOLOGIA DA ARTE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS
EM ESPAÇOS CULTURAIS
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP TATUAPÉ
PEDAGOGIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS
EM ESPAÇOS CULTURAIS
PAVILHAO BIENAL CICCILLO MATARAZZO
Célia
Miriam Skromovas
Camila
Rosangela
Fabiana
Professora: Sueli
São Paulo
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................1
PAVILHAO BIENAL CICCILLO MATARAZZO.................................................2
CONCLUSÃO...................................................................................................3
REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................4
Às crianças... autênticos “arteiros”, seres infinitamente capazes de criar, expressar-se e enfeitar o mundo com a sua arte.
INTRODUÇÃO
O trabalho de Atividade Prática Supervisionada do 4 semestre do Curso de Pedagogia, foi desenvolvido e pesquisado dentro do Pavilhao Bienal Ciccillo Matarazzo, situado dentro do Parque Ibirapuera de São Paulo-SP. O Pavilhão é um dos Centros Culturais e palco de uma das mais importantes exposições de arte do mundo. O Espaço foi criado no ano de 1957 e Projetado pelo famoso arquiteto e conceituado Oscar Niemeyer, espaço este tombado pelo Patrimônio Histórico.
O espaço Cultural diponibiliza a população eventos tais como: cinema, tecnologia, artes plásticas, esportes, antiguidades, gastronomia, arquitetura, televisão entre outras atividades culturais.
ACÃO EDUCATIVA
Os objetivos do Espaço Cultural Pavilhão Bienal estão voltados a desenvolver a partir das obras,
Inspirada por Dream Deferred (Um sonho adiado) , um poema de Langston –poeta que escreveu no período do movimento norte-americano dos 1920 conhecido como Renascimento do Harlem – a série de esculturas de Tracey Rose, intitulada a Dream Deferred (Mandela Balss) (Um sonho adiado (Bolas de Mandela) é construída como um comentário à lenta desintegração de ideais defendidos na construção de uma nova Africa do Sul. Em seu Poema , Hugles pergunta se um sonho adiado definha como uma uva ao sol. A imagem da uva passa é interpretada por Rose, que constrói bolas usando matérias pouco convencional: papel de açougue, fita adesiva, Filme de PVC, papel jornal, toalhas de papel, cola, etc. As bolas carregam acúmulos de toda uma vida e geram incertezas arrastadas com esforço por um país ainda em construção. O trabalho faz referência aos testículos de Mandela: seu legado real e mistificado. Também alude ao ato de castração ou esmagamento dos testículos dos homens africanos durante o período colonial. O trabalho ainda está em andamento e resultará em um total de 95 edições, idade de Mandela na ocasião de sua morte.
...