A Propriedades do Som
Por: LisaBTR • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Turma DGMUS1901ARTA0S
Maria Elisa Biagi Tassi Raphael RA: 8072063
PROPRIEDADES DO SOM
Portfólio 2 apresentado para a disciplina Percepção, Notação e Linguagem Musical, sob orientação do professor tutor Ashraf el Droubira.
Ouça cada um dos áudios e responda:[pic 3][pic 4]
1 – Quais os timbres que você consegue identificar?
Obra 1: Piano.
Obra 2: Violão.
Obra 3: Violoncelo.
Obra 4: Violão, Cavaquinho, Oboé e Pandeiro.
2 – Quais as diferenças de intensidade que você conseguiu identificar auditivamente?
“Obra 1”, de Chopin, nota-se que o piano inicia a música de forma a se mostrar mais piano (fraco), essa intensidade durante toda a obra trabalha ficando ora forte e ora piano.
“Obra 2” de Heitor Villa-Lobos, os choros dessa suíte, executados por violão se iniciam de forma um pouco mais intensa com o som mais forte, porém depois vai mantendo-se de forma um pouco mais uníssono, e durante a peça, aprecia-se que essa intensidade também vai variando muitas vezes entre o forte e o piano.
“Obra 3” de Mischa Maisky, tratando-se de uma suíte de músicas clássicas executada por violoncelo, tem variações de intensidade ora mais forte e ora mais piano durante todas as canções da suíte, trazendo pontos de picos fortes que suavizam aos poucos ou repentinamente durante toda a canção.
“Obra 4 de Severino Araújo, trás uma canção de choro, tocada inicialmente por um violão que inicia seu arpejar de forma intensa com som forte, depois diminui a intensidade para entrada do ponteado do cavaquinho que chega de forma mais suave quase que piano, onde em seguida o oboé adentra solando e sendo acompanhado por um ritmado pandeiro. A canção toda tem um entra e saí muito dinâmico tanto de solistas quanto de intensidades sonoras que variam entre o forte, o meio piano e o piano de forma diferente entre os instrumentos na execução.
3 - No áudio 1 temos uma partitura. Acompanhando a partitura do vídeo e em uma folha de papel, faça uma lista de todos os sinais de dinâmica que identificar. Se houver algum que você desconhece, pesquise no Google seu significado.
Repare que, por ser uma partitura complexa, há diversos sinais dos quais só falaremos nas unidades posteriores desta disciplina. Há alguns sinais que dizem respeito a andamento (velocidade), articulação (como são conectadas as notas) e mesmo expressividade (o “clima” que se espera em determinado trecho).
Por ora, ignore estas indicações. Elas não são cruciais neste momento (mas se estiver curioso, minha dica é que pesquise no Google as que achar mais interessantes).
Como o próprio enunciado da questão já diz, trata-se de uma partitura complexa e com níveis de dificuldades elevados. Entretanto analisarei alguns trechos da canção, mostrando com print da partitura os sinais de dinâmica que eu conheço.
Alguns sinais de intensidade:
P – Piano, indica volume baixo, um toque suave,
< – Crescendo, indica aumento gradual da intensidade,
...