Com Base nos Textos Propriedades do Som e Elementos da Música
Por: GlauberS27 • 6/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 154 Visualizações
Com base nos textos Propriedades do Som e Elementos da Música, responda as questões:
- Defina o conceito de freqüência e explique sua relação com as notas musicais. Cite dois exemplos de sua aplicação prática no dia a dia.
A frequência é uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc.) em um determinado intervalo de tempo. As notas nada mais é do que uma sequência de sons, disposta de forma ascendente ou descendente, de acordo com a frequência, na qual se fundamenta a música. As escalas musicais são obtidas por meio de uma relação matemática bem definida entre as frequências de cada nota musical.
- Explique o conceito de oitava com relação às notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si).
Oitava é uma distância, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. E essa distância na música chamamos de intervalo. Para ter uma OITAVA precisamos de 6 tons inteiros. Através de sua relação que consigo somar os tons e semitons para chegar em uma oitava.
- Qual a relação da intensidade do som com o conceito de decibéis? Explique e dê dois exemplos.
O decibel mede a potência do som, sua energia, o quanto mais forte ou mais fraco ele é emitido. Mede o volume do som. A intensidade diz respeito a força com que o som é executado, se mais forte ou mais fraco. Eu posso, por exemplo, tocar o Piccolo ou Flautim, que é o instrumento mais agudo da orquestra, portanto o mais alto, com intensidade bem fraca. Mas as notas soadas continuam sendo altas, agudas. O que eu fiz foi baixar o volume da minha execução tocando fraco.
- Qual a diferença entre timbre e altura? Explique.
O Timbre é a qualidade do som, como ele soa, se mais metálico como os sopros de metal, ou mais doce e aveludado como o som dos instrumentos de madeira. É a ‘cor’ do som de um instrumento. Ele pode ser ruído ou nota musical.
EX: Buzinas, campainhas, sinos… podem emitir notas musicais.
Chocalhos, sintetizadores, e outros instrumentos de percussão podem emitir ruídos.
Já a altura é o quanto o som é grave ou agudo. EX: Imagine o som do rugido de um leão, um leão bem grande. Agora imagine o som do miado de um gatinho bem pequenininho.
- Defina o que é o conceito de duração e como ele pode ser aplicado na música?
A duração das notas depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Outro fator que influencia a duração de uma nota é o andamento, ou seja, a frequência dos pulsos que define quanto tempo dura o pulso. Um exemplo é se tocamos uma música em 4/4 com um pulso que dura cerca de 1 segundo isso resulta em um ritmo lento. Se a unidade tiver metade dessa duração, o ritmo será duas vezes mais rápido. Por isso dizemos que, em música, as durações são relativas.
- O que é tempo / pulso? Explique.
Tempo, na música, é a pulsação básica de uma determinada composição musical. É como se cada pulsação fosse um tempo musical.
Se a sua pulsação faz: tu tu tu
O que que a música vai fazer, é numerar cada uma dessas pulsações dizendo que cada uma é um tempo, assim: 1 tu 2 tu 3 tu.
Podendo dizer que o tempo é a unidade.
- Qual a função do compasso dentro da música? Explique.
Compasso musical é uma divisão da música em intervalos de tempo iguais, com o objetivo de organizar a estrutura e facilitar a orientação para o leitor.
Exemplo: 1 2 3 4 / 1 2 3 4 / 1 2 3 .
- O que é ritmo?! Cite alguns exemplos.
No âmbito musical, o ritmo é juntamente com a harmonia e melodia um dos componentes essenciais de uma música. O ritmo controla a sucessão de sons dentro do tempo.
- Defina o conceito de harmonia.
Harmonia é o substantivo feminino com origem do idioma grego e que indica uma concordância ou consonância tanto no contexto artístico como social. A harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido.
- Defina o conceito de dinâmica.
Na música, dinâmica remete para utilização de diferentes graus de intensidade do som. A qualidade dos instrumentos e a acústica das salas têm certa influência nas mudanças de dinâmica. As gradações dinâmicas mais frequentes são da mais fraca para a mais intensa.
...