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A aparência do movimento surreal

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Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  782 Visualizações

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Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso – Arte Visuais

Acadêmica: Aliny Roberta Alberton

RESUMO

O Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu nas primeiras décadas do século XX, influenciado pelos estudos de Freud e teve seu marco com a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em 1924, que lançou um grito de revolta, de liberdade, exaltando o maravilhoso e a imaginação, conclamando à prática da poesia e à mudança de vida. O surrealismo é a resposta dada por artistas, segundo formas e modos particulares, a um certo estado social. O objetivo dos surrealistas é liberar o homem das restrições de uma sociedade utilitária. No Brasil encontra-se traços do Surrealismo em obras de Tarsila de Amaral e Ismael Nery. Nery em 1927 de volta ao Brasil após uma viagem a França teve suas obras inspirado no surrealismo.

Palavras-chave: surrealismo, Ismael Nery, Tarsila do Amaral

INTRODUÇÃO

O Surrealismo foi uma das mais importantes vanguardas artísticas do século XX, onde tinha por base conceitual das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.

Para os surrealistas, a Arte não deveria estar vinculada à razão lógica; seu lugar de expressão não é o mundo cotidiano. Como método, apresenta imagens complexas, compostas a partir da contraposição irracional de objetos simples.

Os surrealistas deixaram o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

1.0 Surgimento do movimento Surrealista

O movimento artístico surrealista e literário surgiu por volta de 1922 na França, fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou morais.

O termo “surrealismo” foi criado por G. Apollinaire em 1917, com o significado de “o que está acima do realismo”. Apesar disso, enquanto movimento artístico – literário surgiu na França na década de 1920.

O início do movimento se dá por volta de 1922. No manifesto e nos textos teóricos posteriores, os surrealistas rejeitam a ditadura da razão e os valores burgueses. Humor, sonho e a contra lógica são os recursos a ser utilizados para libertar o homem da existência utilitária.

ARTES PLÁSTICAS A pintura pode ser considerada a principal manifestação artística do surrealismo. Rejeitada como meio de representação do mundo concreto ou da emoção do artista, ela deve expressar o inconsciente.

O movimento divide-se em duas vertentes. Uma mantém o caráter figurativo, mas produz formas inusitadas com a distorção ou justaposição de imagens conhecidas. Um exemplo é A Persistência da Memória, de Dalí. Em um espaço representado convencionalmente, relógios parecem estar se derretendo.

Os artistas da outra vertente radicalizam o automatismo psíquico, para que o inconsciente se expresse livremente, sem controle da razão. Entre os expoentes estão Miró e Ernst. As telas de Miró caracterizam-se por composições de formas coloridas construídas com linhas fluidas e curvas, como em O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica.

CINEMA Os filmes não revelam preocupação com enredo ou história. As imagens expressam desejos não racionalizados e aversão à ordem burguesa. Buñuel, em parceria com Dalí, faz Um Cão Andaluz (1928) e L''Âge D''Or (1930).

LITERATURA Tanto a poesia como o romance tradicionais são rejeitados pelos surrealistas. A livre associação de idéias expressa o funcionamento do inconsciente. Por vezes são reunidas aleatoriamente frases ou palavras recortadas de jornais. O poeta Éluard, autor de Capital da Dor, adota esse processo de criação. André Breton, além dos textos teóricos do movimento, escreve obras ficcionais, entre elas Nadja, O Amor Louco e Os Vasos Comunicantes.

TEATRO O surrealismo serve de base para que Artaud elabore seu teatro da crueldade. Poeta, dramaturgo, diretor e ator francês, ele tem como proposta despertar as forças inconscientes do espectador, para libertá-lo do condicionamento imposto pela civilização. Não há separação rígida entre palco e platéia. Parte de sua teoria está exposta no livro O Teatro e Seu Duplo (1938). A montagem mais representativa é a do texto Os Cenci (1935), sobre uma família italiana do Renascimento. Nos anos 40 e 50, os princípios do surrealismo influenciam o teatro do absurdo.

2.0 Características do Surrealismo

O movimento artístico que aqui vamos abordar denomina-se Surrealismo. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:

• Pintura com elementos surreais;

• Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente);

• Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário;

• Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas;

• Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia;

3.0 SURREALISMO NO BRASIL

As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nus e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral respectivamente. A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção. “O sonho

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