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A arte Paleocristã e a arte Bizantina

Por:   •  30/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

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A arte Paleocristã e a arte Bizantina

323 a.D, Constantino é o primeiro rei católico, muda o império romano para o Bizâncio, cidade grega que passou a se chamar Constantinopla, hoje Istambul.

O império oriental bizantino sobreviveu às inúmeras invasões alcançando assim força e estabilidade.

O império cristão manteve-se até 1453 quando os turcos reconquistaram Constantinopla.

Nesse momento houve uma cisão nas igrejas cristãs ocidentais e orientais, ortodoxas.

A igreja possuía um caráter universal e a ortodoxa fundava-se nos poderes do imperador. Se os imperadores bizantinos não podiam aspirar a condição de deuses todavia mantinham-se em posições de grandeza. Mesmo com a queda de Constantinopla os czares russos quiseram os mantos dos imperadores.

Arte Paleocristã, obras realizadas por e para cristãos.

Arte Bizantina, arte do império romano do oriente.

Antes de Constantino Roma não era o centro da fé, existiam comunidades cristãs em lugares da Africa e Oriente. Estilo orientalizante.

As catacumbas

O ritual funerário e a proteção das sepulturas eram de vital importância para os cristãos primitivos, cuja fé se assentava na esperança de vida eterna no paraíso. A iconografia das catacumbas reflete essa idéia.

Arquitetura

Constantino declara liberdade de culto aos cristãos, 313. Dessa forma os fiéis necessitavam de locais públicos para as reuniões religiosas e assim foram erguidas as primeiras igrejas.

As basílicas cristãs primitivas tinham diversas funções como sala de audiência, de templo, de casa.

Igreja de Saint Apollinaire de Ravena, 533-549 a.D

O exterior é simples e livre de adornos, o interior ao contrário resplandece em luzes coloridas dos mosaicos revelando o reino de Deus.

As cúpulas e plantas centradas surgem no tempo de Constantino e no séc IV surgem os primeiros batistérios.

A pintura e o mosaico

Os mosaicos, são compostos por pequenas peças de vidro coloridos justapostas e assentadas sobre o gesso. Foram o complemento ideal nas basílicas paleocristãs.

O princípio da arquitetura greco-romana é o de expressar o equilíbrio através de forças contrárias.

Santa Maria Maggiore

Mosaico Separação de Lot e de Abraão – formas esquemáticas, o conjunto deve ser visto de longe.

A arte Bizantina

O mais rico conjunto da arte bizantina encontra-se na cidade italiana de Ravena. Igreja de San Vitale, 526. As influências de Constantinopla são visíveis nos mosaicos que ladeiam o altar-mor.Justiniano e a imperatriz Teodora acompanhados pelo clero e damas de honra. O ideal de beleza são as figuras longas e delgadas, olhos grandes, fixos, rostos ovais, pés pequenos e corpos que parecem capazes apenas de gestos cerimoniais. Os dourados remete-nos as transparências celestes e os personagens mais parecem pertencer a uma corte celestial. Ambos rei e rainha representam Cristo e a Virgem.

Santa Sofia, 532, Istambul

Monumento do reinado de Justiniano, Santa Sofia-Igreja da Sagrada Sabedoria.

Possui o eixo de uma basíliaca paleocristã e o centro é coroado por uma imensa cúpula, apoiada nos extremos em semicúpulas.

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