LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI
Por: artes03 • 26/4/2021 • Monografia • 10.031 Palavras (41 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE ARTES
LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS
ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI.
MÁRCIA DO NASCIMENTO SILVA
COARI - AM
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE ARTES
LICENCIATURA EM ARTES PLÁSTICAS
MÁRCIA DO NASCIMENTO SILVA
ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI.
Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais como pré-requisito para a avaliação final da disciplina Trabalho Final de Curso, sob a orientação do Prof. Esp. Renato Brandão.
COARI - AM
2012
MÁRCIA DO NASCIMENTO SILVA
ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI.
Monografia de autoria de Márcia do Nascimento Silva intitulada " ARTE-EDUCADOR: PERFIL, QUALIDADE E CONQUISTAS DE ENSINO DAS ARTES EM COARI.". Apresentada para obtenção do grau de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas, em 13 de dezembro de 2012 defendida, e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada: |
BANCA EXAMINADORA
Prof. Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto
Orientador
Universidade Federal do Amazonas
Departamento de Artes
Centro de Educação a Distância (CED)
Prof. Fernando Antônio da Silva Junior
Universidade Federal do Amazonas
Departamento de Artes
Prof.ª. Núbia Najar
Universidade Federal do Amazonas
Departamento de Artes
Aos meus pais, meus irmãos, filhos pelo incentivo. E ao meu orientador para realização deste trabalho.
A construção do conhecimento e a reflexão sobre fatos e ideias só ocorrem verdadeiramente, quando são construídos coletivamente. Por isso de modo especial lembro aqui pessoas que foram significativas para a produção deste trabalho.
A Deus, pela vida, pelo consolo nos momentos difíceis, e por ter dado a mim, a oportunidade de crescer intelectualmente e aprontar este trabalho concretizando o Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
A Universidade que abriu as portas do conhecimento acadêmico.
A todos os educadores pelo incentivo e conhecimento socializado.
Ao professor Rubrelande Picanço Filho, pelo seu carinho e dedicação.
A minha querida Profª Mes. Doutoranda Jacimara de Oliveira da Silva Pessoa, que marcou minha vida acadêmica pelo seu desempenho Profissional.
Ao meu Tutor Presencial Profº Edilson de Oliveira Duarte pela sua colaboração no Curso.
Ao meu orientador Profº. Esp. Renato Brandão, que acreditou em mim, que ouviu pacientemente as minhas considerações partilhando comigo suas ideias, conhecimento e experiência e que sempre me motivou. Quero expressar o meu reconhecimento e admiração pela sua competência profissional e minha gratidão pela sua amizade, por ser um profissional extremamente qualificado e pela sua forma humana de conduzi minha orientação.
A meu pai Dário, minha mãe Maura Francisca e família.
Aos meus amados filhos Jarlean, Jessyka e Myrna por compreenderem minha ausência nos momentos de estudos.
Aos meus irmãos Darley, Derly em nome dos demais membros da família Nascimento.
A todas as pessoas que colaboraram direta e indiretamente para este êxito em minha vida acadêmica, pessoal e profissional.
AGRADEÇO
Professores, vocês não precisarão de sonhos para ter eloquência, metodologia, conhecimento lógico. Nem precisarão de sonhos para gritar com os alunos, implorar silencio em sala de aula, dizer que não terão futuro se não estudarem.
Mas precisarão de sonhos para transformar a sala de aula num ambiente prazeroso e atraente, que educa a emoção dos seus alunos, que os retira da condição de espectadores passivos para se tornarem atores do teatro da educação.
Precisarão de sonhos para esculpir em seus alunos a arte de pensar antes de reagir, a cidadania, a solidariedade, para que aprendam a extrair segurança na terra do medo, esperança na desolação, dignidade nas perdas.
Precisarão de sonhos para serem poetas da vida e acreditarem na educação, apesar de as sociedades modernas a colocarem em um dos últimos lugares em suas prioridades.
Precisarão de sonhos espetaculares para terem a convicção de que vocês são artesãos da personalidade e saberem que sem vocês nossa espécie não tem esperança, nossas primaveras não tem andorinhas, nosso ar não tem oxigênio, nossa inteligência não tem saúde.
Augusto Cury
RESUMO
O presente trabalho é explicitar uma pratica em aprender e ensinar Arte no âmbito escolar em Coari na escola pesquisada durante o período do Estágio Supervisionado I e II. Dando ênfase a importância que o ensino da Arte tem como conhecimentos e aprendizagens, visto que, possui conteúdos próprios em suas linguagens especificas (teatro, dança, musica e arte visuais). E que essas linguagens fazem parte do contexto de vida de cada um de nós, de forma local, regional, nacional e internacional, sendo o educando um agente com direito de ter acesso ao conhecimento de outras culturas e principalmente de onde vive.
Esse direito de acesso consta visivelmente especificado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96. Onde também existem algumas reflexões sobre maneiras de ensinar arte na escola, e uma delas, foi difundida pela professora Ana Mãe Barbosa, que sugere um ensino proporcionando ao aluno, a integração entre o fazer, a apreciação e a contextualização artística, tendo os Paramentos Curriculares Nacionais (PCN´s), como um seguidor dessa Metodologia ou Proposta Triangular, um fazer artístico, na leitura de imagens e na historia da arte.
...