TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte do barroco

Seminário: A arte do barroco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem como tema “A arte barroca” e é realizado para a disciplina de História, tendo a finalidade de fazer com que, procurando informação, eu me vá instruindo nesta matéria. Com ele pretendo ficar a conhecer melhor este estilo artístico.

Através da realização desta pesquisa tenho como objectivo reunir todos os elementos próprios do tema. Pela procura das características e dos principais vultos irei tentar estudar e ficar a conhecer o barroco.

A noção que tenho de barroco é pequena e restringe-se a alguns pormenores. A busca de informação que realizarei ajudar-me-á a construir ideias concretas e a organizar os meus pontos de vista.

Irei procurar dados que me ajudem na Internet e em livros (escolares ou de arte).

Espero, com isto, aprender e conhecer bem melhor “O Barroco”.

Nascimento do Barroco

O nome “barroco” deriva da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) e foi atribuído no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa derivada ao facto de nessa altura este período ser ainda visto como a fase de decadência do Renascimento. Apenas nos inícios do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido.

Este novo estilo artístico – o barroco – nasceu em Itália (Roma), a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.

Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista, o barroco caracterizava-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero. O barroco era uma arte espectacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os. Por isso foi denominado a arte da Contra-Reforma. No período da Reforma Católica desenvolveu-se a arte da talha na Península Ibérica, vindo a revelar-se uma das mais importantes expressões da Arte Barroca e um dos veículos privilegiados da transmissão dos princípios contra-reformistas. Atraindo o crente, de forma subliminar, levava-o a aceitar as directrizes da Igreja. A arte da talha é um produto de ensambladores, de douradores, de desenhadores e imaginários, presente em toda a arte sacra do período barroco.

Características gerais do barroco

Apesar das diferentes interpretações que se verificaram nos diferentes países e regiões, determinadas por diferentes contextos políticos, religiosos e culturais, este estilo apresentou algumas características comuns, como:

Ø a tendência para a representação realista;

Ø a procura do movimento e do infinito;

Ø a tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com