A cadeira Cesca - Análise Estrutural
Por: alenascimentto • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 602 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Curso de Design de Interiores
Alessandra de Oliveira Nascimento
Bianca Andrade
Maria Paula Vieira de Sousa
Thalita Siqueira Lima
João Carlos Lopes
METODOLOGIA DE PROJETO PARA UMA CADEIRA MINIMALISTA
Cadeira Cesca- Análise Estrutural
SÃO PAULO
2017
Alessandra de Oliveira Nascimento
Bianca Andrade
Maria Paula Vieira de Sousa
Thalita Siqueira Lima
João Carlos Lopes
METODOLOGIA DE PROJETO PARA UMA CADEIRA MINIMALISTA
Cadeira Cesca- Análise Estrutural
Trabalho de metodologia
apresentado ao Curso
de Design de Interiores,
sob a orientação da
Profª Carmem Procópio,
para obtenção da
nota parcial ou total.
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- CADEIRA CESCA – ANÁLISE ESTRUTURAL
2.1 O SURGIMENTO DA CADEIRA
Historicamente, quando o homem era desprovido de qualquer forma de tecnologia sentavam-se, quando não no chão, em pedras. Nisso já podemos ter ideia de alguma necessidade desde os tempos remotos.
Toda criação surge de uma necessidade, a ideia da cadeira surgiu da necessidade de descansar sentado acima do nível do chão, em algum assento simples mesmo que sem encosto. Esses assentos se tornaram uma arte entre os egípcios antigos. Além de criarem assentos ornamentados, os artesões egípcios também pensaram em sua função, fabricando bancos dobráveis.
Mas as necessidades sempre surgem, então no Antigo Império, por volta de (2.650 – 2.575 A.C) os egípcios adicionaram o assento seu maior adorno: Um encosto para manter a pessoa sentada em posição reta. De início um encosto simples, mas logo foram criando outras formas e alturas, até serem acolchoadas para oferecer mais conforto e encostos mais altos.
Na revolução industrial com grandes mudanças, a cadeira passa a ser fabricada em série e cria-se um conceito para ela: a funcionalidade. O excesso de detalhes e adornos das peças antes artesanais abre lugar ao minimalismo, cumprindo forma e função e a busca pelo novo e essencial.
2.2 COMO FABRICAR UMA CADEIRA: COMPONENTES BÁSICOS
Em geral, para se fabricar uma cadeira é muito importante analisar, pensar sobre a sua estrutura para que ela cumpra a funcionalidade da cadeira. Basicamente sua estrutura é composta por uma base, apoio para braços, assento, encosto e revestimento destes. Independentemente do que uma cadeira possa oferecer a mais, ela deve ser capaz de sustentar o corpo que nela se senta, sem quebrar ou cair.
- ESTRUTURA E COMPONENTES DA CADEIRA CESCA
Criada por Marcel Breuer, a cadeira Cesca ganhou esse nome em homenagem à filha do arquiteto, Francesca, se tornando assim um ícone modernista aliando a produção em série ao design artesanal e minimalista.
Sua estrutura é composta por um Tubo de aço inox polido, já o assento e encosto são produzidos com madeira de eucalipto e palha natural trançada.
A cadeira Cesca veio revolucionar o mobiliário, unindo duas estéticas distintas - a da era industrial com o aço tubular, com a madeira e palha presentes no mobiliário doméstico.
Ela é composta através da torção do tubo de aço, material que permite a elaboração de vários artefatos devido a sua propriedade geométrica. Esse material possui resistência a flexão o que impede que o objeto não seja danificado quando alguém sentar-se sobre ela, tal característica acoplada ao fato de a cadeira ser uma estrutura contínua (sem cortes) é o que dá sustentação e permite a configuração que a cadeira possui (sem pernas na parte atrás)
- ATELIÊS DE METAL E MOBILIÁRIO NA BAUHAUS
Os ateliês em geral foram anunciados por Gropius no Manifesto, mas devido a Guerra, muito dos equipamentos foram destruídos e poucas oficinas funcionavam, sendo elas, encadernação, tecelagem e tipografia.
Em outubro de 1920 o Concelho de Mestres decidiu por uma segunda reforma na qual cada ateliê teria um Mestre da Forma, com o intuito de fazer com que o aprendiz tivesse dois mestres: artístico e artesanal.
O ateliê de Metal, no tempo de Itten, produzia artigos de formas suaves orgânicas ou de uso diário como bules, samovares, candelabros, chaleiras, caixas, latas, entre outras coisas. Todos os artigos eram baseados em círculos e esferas e alguns nas leis da Secção Dourada.
Apenas em 1922 os estudantes conseguiram iniciar o trabalho quando Itten, diretor artístico, se demitiu devido à decisão de Gropius de desejar e encorajar o trabalho por encomenda.
O ateliê Mobiliário da Bauhaus, tinha um visual totalmente novo e atraente, aparentemente foi um dos primeiros ateliês a aceitar a necessidade de uma estandardização, a prova mais importante foi a cadeira de ripas de madeira que Marcel Breuer produziu no ano de 1922. Os móveis modernos criados sob a influência da escola da Bauhaus na primeira metade do século XX deram origem não só a estilos e formas, mas a tecnologias de fabricação e suas criações se multiplicam e sofrem releituras das mais diversas formas.
- CADEIRA MINIMALISTA – COMO PROJETAR
Para se montar uma cadeira minimalista, existe uma análise a ser observado na hora de projeta- lá. E abaixo irei contar um pouco desta análise.
Primeiro passo a ser seguido, o arquiteto ou designer tem que fazer protótipos e croquis para se imaginar a cadeira, para ir ajustando ela, e deixar ela do modo que se deseja e imagina. Depois já tudo ter sido decidido o designer deverá colocar medidas e ir aperfeiçoando o seu projeto e já ir colocando as medidas e os materiais que pretende que o seu projeta tenha.
...