A importância das diferenças
Por: Railander Carvalho • 22/6/2019 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
A importância das diferenças
Vivemos em uma sociedade em que copiar algo ou seguir uma tendência já é algo comum no cotidiano das pessoas, em sala de aula, situações como essa também são recorrentes, desde a pré-escola até o ensino médio. É comum em diversas escolas e creches encontrar alunos com capacidades criativas elevadas, mas que se limitam desempenhar-se por medo de suas ideias não serem aceitas pelos demais colegas.
Podemos observar diversos fatos ao longo da jornada de um estudante, principalmente durante as series iniciais, quando a criança começa o processo do desenvolvimento criativo. Geralmente nessa fase os professores levam para a sala de aula, jogos de montar entre outras atividades lúdicas, cartazes, desenhos e depois de algum roteiro pede para que os alunos montem os jogos, confeccionem seus cartazes e é justamente nessa hora que percebemos a semelhança do jogo ou cartaz feito pela criança com o que foi levado pelo professor. Infelizmente muitos educadores acabam não dando importância a essa problemática, e isso vai se agravando ao longo da vida do aluno, fazendo com que ele não saiba expressar a própria opinião, através de um texto, desenho e até mesmo na vida pessoal se tornando uma pessoa limitada aos padrões da sociedade.
Para amenizar esse estereótipo é preciso que os educadores trabalhem sempre com as crianças a importância da diferença, ensinar aos alunos que ser diferente ou criar algo diferente, não os tornam melhores e nem piores que o outro, mas que os destacam os tornam únicos e brilhantes. É preciso mostrar que ser diferente e criativo é importante para o processo de formação e construção da nossa sociedade.
...