A la Deriva
Por: carla1416 • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 2.452 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO LETRAS/ ESPANHOL
DISCIPLINA: TEORIA E CRITICAS LITERÁRIAS
ALUNA: CARLA ANDREIA SOUSA RODRIGUES.
ATIVIDADE: Identifique a oscilação do foco narrativo no conto “A la deriva”, de Horário Quiroga , observando-se o eu do narrador e com quais das três maneiras distintas de classificação ele encontra correspondência, isto é, verificar até que ponto o narrador é ou não onisciente, observador, e se ele é ou não personagem. Escreva um breve texto de, no mínimo, uma página.
A ação narrativa no conto “A la deriva”de Horácio Quiroga.
O conto está narrado em terceira pessoa, o narrador é onisciente, em sua maior parte o conto é narrado de um ponto de vista objetivo, nada se sabe do personagem no começo do conto, o narrador já apresenta a trágica ação e só depois vamos tomando conhecimento de sua vida e de sua forma de ser.
Narrador externo as circunstancias de Paulino, a ação narrativa em um primeiro momento conta a historia do ponto de vista de Paulino , chegando a meter-se dentro de seus pensamentos e de seus delírios. O narrador sabe tudo o que sucede e o que pensa o personagem, em certo momento o narrador aproveita a sensação de melhora e se introduz ainda mais na visão do personagem, mantendo o leitor na confusão feliz de que seja possível que o veneno se vá , ainda que fiquem sinais físicos.O narrador intercala delírios com sinais físicos.
A ação narrativa se inicia desde o primeiro paragrafo , criando um tempo psicológico , subjetivo que vai de encontro com o tempo cronológico, o narrador une dois planos, um exterior e outro dentro dos pensamentos do personagem.
Dominando a produção literária contemporânea, esse tipo de narrador que entra em ação no conto ‘’La deriva ‘’de Horácio Quiroga é descrito por Tzvetan Todorov,’’... o narrador se apega a uma das personagens e observa tudo através de seus olhos...’’, nesse caso, o narrador vê seus movimentos , seus gestos e ouve suas palavras.
...