A realidade da educação no Brasil
Por: regielma • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Licenciatura em Artes Visuais
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluna(s):
Josilene Ferreira da Silva
RA: 1517836
Uruaçu-GO
2015
A realidade da educação no Brasil
Um país tão grande como o Brasil seria impossível ser todos iguais, cada canto desse imenso país é diferente e traz consigo seu povo, sua cultura, sua educação. Todos são diferentes, professores, alunos e comunidade, no entanto um único objetivo une todos durante a formação escolar, a educação.
A resolução Nº 4, de 13 de Julho de 2010, organiza e estrutura a educação básica no Brasil. No entanto sabemos que ainda hoje, nem tudo o que foi determinado nesse documento está sendo cumprido atualmente nas escolas. Algumas exigências não são cumpridas simplesmente por falta de apoio e incentivo dos governantes locais, da comunidade, ou falta de empenho da escola.
A diversidade que existe no país e suas diferenças em cada estado, com culturas diversas e um jeito de viver característico de cada região, também torna difícil a aplicação dessa resolução de forma igual a todos. Na maioria das vezes por pura falta de interesse, em outras por falta de condições. Somos um país plural, com diferenças grandes e muita mistura de raças com imigrantes de toda parte do mundo.
Isso faz do Brasil um país único, o simples fato de viajar de um estado para outro nos traz a sensação de estarmos em um país diferente. Cada estado ou região tem uma cultura própria e característica de sua região e do povo que ali vive. Às vezes essa cultura é transportada através de histórias contadas, de fotos registradas de lembranças guardadas no coração. E assim outras regiões, outros lugares ficam conhecendo aquela cultura e seu povo.
O Brasil precisa dar valor as suas crianças para que o país tenha um futuro com pessoas educadas, e deixemos de ser um país analfabeto, segundo a resolução, “Toda criança tem direito a educação de qualidade, creche, educação infantil, ensino fundamental e médio”, mas infelizmente a realidade que nos cerca hoje é a de que não há vagas para todos, principalmente nas grandes cidades. É fácil dizer o que é certo, determinar como deveria ser, mas contribuir com condições favoráveis para que isso aconteça, e toda criança possa frequentar um ambiente escolar adequado a sua idade, já é outa história.
“Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integral em uma mesma escola” essa parte da resolução chega a ser até um sonho de tão distante da realidade de muitos estados no Brasil. O que vemos são professores em greve lutando por melhores salários, ou apenas para recebe-los em dias, na data certa.
Como ignorar isso quando há no país uma resolução tão bem escrita, ressaltando a importância da valorização desses profissionais da educação, mas na realidade não é bem assim que funciona. Existe falhas em todos os lados, do governo que não fornece espaços
...