ANALISE OBRA VIRGEM DO PRADO
Por: RenataPrado • 14/4/2017 • Monografia • 2.601 Palavras (11 Páginas) • 5.481 Visualizações
Análise da obra:
Virgem do Prado ou Madonna do Prado
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- Autor: Rafael Sanzio
- Ano: 1505 – 1506
- Dimensão: 113 X 88 cm
- Material: óleo sobre madeira
- Estilo: Renascentista
Contexto da Obra: Encontro apócrifo entre Maria, João Batista e o Menino Jesus.
Rafael na época em que fez o quadro estava morando em Florença na Itália e acabou sofrendo influência de vários pintores, hoje muito famosos, como: Michelangelo, Leonardo da Vinci, entre outros. Foi neste período, fase do “Renascimento” da Europa em que surgiu o estilo Renascentista, que são as pinturas com perspectiva, com certa realidade, e foi Rafael um dos pintores que tornou este movimento influente e famoso, pintando várias obras primas, assim espalhando o movimento por todo o mundo.
Observação Geral – Primeira Impressão
Vejo uma mulher (a virgem), sentada provavelmente em uma pedra observando, pensativa com um belo vestido e um grande manto elegante, bordado ao seu contorno. A mesma, segura suavemente um menino (Jesus), mais novo e nu, que está ao lado de seu corpo e na frente encontra-se outro menino (João Batista), mais velho e seminu, ajoelhado segurando uma cruz longa de modo que indica que está oferecendo a cruz ao outro. Ambos os três personagem passam a impressão séria, pensativos e preocupados, interagindo entre si.
Encontram-se em um campo, pois há arbustos ao seu redor, pedras, vegetações e algumas flores. Ao fundo um grande rio e em seu entorno um vilarejo com casas entre os morros e uma igreja aonde parece ser a entrada.
Observação Geral – Técnica
O pintor trabalhou com poucas cores, destacou a virgem com um vestido vermelho bem forte e o manto azul escuro, a vegetação foi trabalhada praticamente no mesmo tom de verde. O rio, a vila e o céu foram trabalhados nos mesmo tons de azul e branco.
No quadro tem uma curiosidade, apenas um par de flores ele acaba destacando em vermelho, bem ao lado da Virgem, assim destacando junto do vestido.
O quadro foi montado com harmonia para chamar atenção aos personagens.
Análise detalhada em etapas
- Tema:
Virgem do Prado / Madonna do Prado
Virgem: passa a mensagem que há uma mulher virgem, pura.
Prado: é um campo plano um tanto úmido e coberto de gramíneas.
Logo compreendemos que a mulher é do campo e que provavelmente mora ao redor deste tipo de região.
- Técnica:
Rafael estava em um momento de criação e influência de outros pintores e quadros.
Em sua obra pode observar-se o Chiaroscuro (clao-escuro) – sombreamento, trabalho de luz e sombra, que é o motivo de tanta realidade em seu quadro e também o Sfumato (esfumar) – tirar o contorno, suavizar, dissipar riscos, por exemplo: as nuvens, está claro o uso da técnica. Em sua obra não há traços fortes, optou por usar “batidinhas” para dar perspectiva, leveza e realidade. Técnicas essas usadas no estilo Renascentista.
Já a técnica geométrica usada foi colocando os personagens no foco, atraindo a atenção dos olhos direto a ele, que é o enquadramento feito em cruz, os personagens no ponto mais central. Naquela época a perspectiva central era ainda novidade e dava tridimensionalidade na superfície plana.
Usou também o triangulo para definir os lugares dos personagens, perfeito praticamente, assim unificando a interação entre os três, focando e dando harmonia ao quadro e também a tridimensionalidade colocando os personagens em primeiro plano.
- Simbolismo:
Auréola: encontrada na cabeça dos três personagens, indicando que são sagrados.
Símbolo muito usado nos séculos passados por artistas para mostras divindade aos personagens.
Nudez: em ambos os meninos, que significava pureza. O menino Jesus que por mais novo e também 100% nu, indica maior pureza.
Cruz: paixão e morte de Cristo.
- Espaço e luz:
Na obra é evidente o trabalho empregado de luz do dia, mostrado na obra em partes das sombras dos corpos no chão e também dos arbustos e ao modo que a claridade foi mostrada na pele dos personagens.
Pode-se observar que Rafael optou por evidenciar como se o sol estivesse na parte esquerda do quadro, assim fazendo os reflexos todos para a direita.
- Estilo Histórico: Renascentista
Criado na Itália, com força maior na cidade de Florença e Siena, significava a beleza natural, da natureza, do homem e a pureza do ser em si.
Também é marcado com a relevância da pintura a óleo, fortemente mostrada por Leonardo da Vinci, que criou avanços duradouros na mistura de óleo e pigmento.
As técnicas muito usadas nessa época foram a Sfumato, Chiaroscuro e Unione.
Em um contexto fortemente influenciado pelo Catolicismo, o quadro é uma obra religiosa. No século de 1500, aproximadamente, a igreja admirava muito as obras de artistas e muitas foram encomendadas por papas e cardiais aos artistas, para enfeitar a igreja e até mesmo para admiração pessoal.
Comentário Pessoal
Rafael era muito religioso e vivia muita influencia de Michelangelo e outros pintores.
A Virgem do Prado é apenas uns dos muitos quadros pintados que retratou a Maria e seu filho Jesus. Percebo o seu esforço em evidenciar a sua reliogidade e fé em sua obra, fazendo menção em vários pontos, exemplo: na aureola, na cruz e também na igreja ao fundo do quadro, no canto esquerdo.
Identifico essa imagem como uma igreja pelo espaçamento na ponta da torre que é alta como se ali houvesse um sino e também na forma arredondada que era muito usado nas arquiteturas de igrejas naquela época.
O trio de personagens está se observando com faces amenas, e João Batista está com o joelho ao chão, como se estivesse se redimindo ao seu Criador e oferecendo a cruz passando um ar de que sabe o que há de vir e que ali demostra a sua gratidão. Maria ali observa o gesto e passa um sentimento de preocupação ao olhar para eles seriamente.
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