ART VISUAL
Projeto de pesquisa: ART VISUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 110487 • 30/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................4
2. ARTES VISUAIS.........................................................................................5
2.1 Leonardo da Vinci.......................................................................................................5
2.2 Sua obra.............................................................................................6
2.3 Artes visuais na educação infantil...................................................7
3. CONCLUSÃO............................................................................................8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................9
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de aprofundar os meus conhecimentos em Artes Visuais e de conhecer um pouco mais sobre os grandes artistas visuais.
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, foi o artista que eu escolhi, pois ele além de pintor é também pintor, escultor, poeta, arquiteto, gênio italiano.
É importante saber que Artes visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
Seu conceito é muito amplo, envolvendo áreas como o teatro, dança, pinturas, colagens, gravuras, cinema, fotografia, escultura, arquitetura, moda, paisagismo, decoração, etc. Atualmente as novas tecnologias vêm revolucionado o conceito de artes visuais, em áreas como o web design, que tem um grande impacto na sociedade atual.
As artes visuais podem ser criadas através de várias ferramentas ou instrumentos, como o papel, madeira, gesso, argila, programas informáticos, máquinas de captação e reprodução de imagens como filmadoras ou máquinas fotográficas.
No cenário da educação infantil as artes visuais se tornaram uma importante ferramenta, representando um estímulo essencial em várias etapas do desenvolvimento da criança. Pois, possibilita que a criança possa trabalhar sua criatividade e imaginação, e conseguem adquirir novas habilidades e novas formas de olhar o mundo. Muitos especialistas afirmam que o principal objetivo não é que as crianças valorizem a vertente estética, mas que compreendam que materiais diferentes podem ser transformados e utilizados várias vezes na criação de novos elementos.
2. VIDA E OBRA DE MICHELANGELO
Michelangelo nasceu em 6 de março de 1475, na província florentina, Caprese. Seu pai, Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni, era um homem violento, "temente de Deus". Sua mãe, Francesca di Neri di Miniato del Sera, morreu quando Michelangelo tinha seis anos. Eram cinco irmãos: Leonardo, Michelangelo, Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
Assim, o pai de Michelangelo o entreguou aos cuidados da ama de leite. O marido da ama agora responsável por Michelangelo era cortador de mármore da aldeia vizinha de Settignano.
Na escola Michelangelo usava os cadernos para fazer desenhos, não se interessava pelas lições sobre outras matérias. Como a família não aceitava, considerava vergonhoso ter um artista na família, ele foi mais de uma vez espancado pelo pai e pelos irmãos de seu pai.
Aos 13 anos, sua obstinação vence a do pai: ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença. Mas o aprendizado é breve, cerca de um ano, pois Michelangelo irrita-se com o ritmo do ensino, que lhe parece lento e considera a pintura uma arte limitada: o que busca é uma expressão mais ampla e monumental.
Deixando Ghirlandaio, Michelangelo entra para a escola de escultura que o mecenas Lourenço, o Magnífico, riquíssimo banqueiro e protetor das artes em Florença, mantinha nos jardins de São Marcos. Lourenço interessa-se pelo novo estudante: aloja-o no palácio, faz com que sente à mesa de seus filhos. Michelangelo está em pleno ambiente físico e cultural do Renascimento italiano. A atmosfera, poética e erudita, evoca a magnificência da Grécia antiga, seu ideal de beleza - baseado no equilíbrio das formas -, sua concepção de mundo - a filosofia de Platão, Michelangelo adere plenamente a esse mundo.
Ao produzir O Combate dos Centauros, baixo-relevo de tema mitológico, sente-se não um artista italiano inspirado nos padrões clássicos helênicos, mas um escultor grego da verdade. Em seu primeiro trabalho na pedra, com seus frisos de adolescentes atléticos e distantes, reinam a força e a beleza impassíveis, como divindades do Olimpo.
Na Igreja del Carmine, Michelangelo copia os afrescos de Masaccio. Nos jardins de Lourenço, participa de requintadas conversas sobre filosofia e estética. Mas seu temperamento irônico, sua impaciência com a mediocridade e com a lentidão dos colegas, lhe valem o primeiro - e irreparável - choque com a hostilidade tios invejosos. Ao ridicularizar o trabalho de um companheiro, Torrigiano dei Torrigiani - vaidoso e agressivo -, este desfechou-lhe um golpe tão violento no rosto que lhe achatou para sempre o nariz. Mancha que nunca mais se apagará da sua sensibilidade e da sua retina, a pequena deformação lhe parecerá daí por diante um estigma - o de um mundo que o escorraça por não aceitar a grandeza do seu gênio - e também uma mutilação ainda mais dolorosa para quem, como ele, era um
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