TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES, JOGOS E RECREAÇÕES

Ensaios: ARTES, JOGOS E RECREAÇÕES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 4

JOGOS E RECREAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual a importância da brincadeira no processo de desenvolvimento infantil?

2. A partir do jogo simbólico, a criança vai assimilando regras, objetivos e racionalizações. Regras de convívio e valores como o respeito, solidariedade e a coletividade podem ser desenvolvidas a partir das brincadeiras. Dê um exemplo de jogo simbólico que possa ser trabalhado com a criança com o objetivo de desenvolver regras/valores sociais.

Alguns exemplos de jogos simbólicos são as brincadeiras de viagem ao espaço, à selva, ao circo, de banda musical, ou ainda o pega-pega imitando bichos, personagens folclóricos. Com o jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar como também a de representar simbolicamente suas ações e essa passa a ser uma aprendizagem muito significativa para seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo bem como para seu próprio equilíbrio emocional.

3. O que são jogos dramáticos ou teatrais? Cite dois exemplos que não foram apresentados na apostila.

(JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação(espaço/tempo))

Objetivo: desenvolver o conceito de ação e solucionar problemas (bater palmas, uso do corpo em movimentos do cotidiano /comandos e níveis de movimentos / espaço livre/circular de movimentos etc.), por meio de jogos em grupo.

Jogo/Exercício de Concentração / Aquecimento Corporal e Grupal - Todos em círculo. Define-se quem deve começar e para qual lado. Ao som da palma (dar), individualmente, o participante que comanda olha nos olhos para o participante que estar a seu lado. Por meio da visão (simultaneamente, som e olhos). Do participante, que recebeu o comando, observa e recebe (olhadela e som) e,a encaminhar para o Outro a mesma ação e para mais outro em circulo. Segue sucessivamente até que, o facilitador proponha aumentar gradativamente, o ritmo de palmas e a possibilidade de direção da ação e do movimento em conjunto ou de surgir à espontaneidade e fluência do exercício em grupo.

Para que jogá-lo? Estimular a concentração individual/grupal e criar contato e clima de confiança.

Descrição detalhada: Pede-se aos participantes que formem um círculo. Designa-se quem deve começar e qual lado do direcionamento da ação deve começar (lado direito ou esquerdo do participante). No decorrer do jogo, os participantes podem encaminhar de forma indireta suas ações em bater palmas e as ações permanecem em conjunto. O ritmo acelerado, lento sustentado. Procura-se fruir atitudes, de: atenção / concentração / percepção. Elementos do jogo: ação/ritmo/som. Noção de espaço e direção direcionada: direto (esquerda e direita) e indireto(centro/esquerda/direita). Há definição de verbos: dar e receber (bater palmas: som). Utilização de sentidos: visual/auditivo etc.

Jogo de Descobrir Níveis de Movimentos (alto, médio, baixo)- A dividir o espaço em três níveis, em relação à altura do corpo, este pode situar-se num nível alto, médio e baixo. Solicitar aos participantes que façam poses ocupando esses três níveis de movimentos e a passar de um outro através de estímulos musicais ou batidas de palma (comandos): lentos. Rápidos.

Para que jogá-lo? Situar os níveis de movimentos pela fruição corporal dos/nos participantes e, a seguir atenção e criatividade.

Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com