Artes Jogos Recreação
Artigo: Artes Jogos Recreação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carval • 14/11/2013 • 4.284 Palavras (18 Páginas) • 1.051 Visualizações
MÓDULO:
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.
Arte bem como a sua importância com enfoque nas linguagens visual, teatral, musical e da dança no processo de ensino aprendizagem. O de forma sensível estudo apresenta teóricos que comprovam que a Arte auxilia o indivíduo quanto à percepção do mundo.
A arte é de suma importância no universo escolar, pois a criança compreende o mundo por meio da relação com os sons, de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista e o que colabora para que isto aconteça é o trabalho com arte nas escolas. O ensino de Arte é tão importante na vida dos seres humanos, que podemos dizer que o indivíduo que não possui um contato direto com a com a escrita, com as imagens e expressões corporais, pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.
A troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa Arte, terá uma experiência de aprendizagem limitada, por isso cabe ao professor aproximar o aluno ao contato com este meio a fim de que ele possa selecionar e aproveitar um pouco de cada uma dessas manifestações artísticas.
Desta forma, ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.
2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Dentre as varias formas de arte destaca-se:
Arte Erudita está conservada em museus ou em coleções particulares. Seu valor estético é irrefutável, entretanto, somente um público com sensibilidade treinada e conhecimentos específicos sobre a arte pode apreciá-la em profundidade. Sua intenção é captar o significado da existência humana; envolve uma linguagem artística que se traduz na expressão pessoal do artista. A arte erudita perpetua-se de geração em geração, sendo apreciada mundialmente.
A Arte de massa produzida é por um grupo, cuja classe social difere do público a que está destinada, ou seja, a população é o alvo, mas não a origem deste tipo de produção artística; está subordinada aos modismos e às demandas da indústria cultural, visando o entretenimento e, principalmente, o lucro. De caráter mercadológico, tais produções artísticas visam atingir o maior número possível de pessoas, o que explica a homogeneidade das obras produzidas.
Arte Folclórica: compreende a produção coletiva da arte, expressa por meio da poesia, da música, da arte plástica, do teatro e da dança de determinados grupos ou esferas da população. Ela não segue modismos e se caracteriza pelo anonimato, pois resulta de uma construção coletiva e histórica; traduz a visão de mundo e os sentimentos do seu público, ou seja, do grupo que a originou. Geralmente, é uma arte apreciada somente na localidade em que foi produzida.
3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?
A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.
No período conhecido como Paleolítico Superior à arte era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes de cavernas, e os artistas que realizavam desenhos tinham vários privilégios nas suas comunidades, pois muitos acreditavam que esses desenhos poderiam prever algo que aconteceria no futuro, pode-se observar manifestações artísticas também em esculturas femininas criadas de barro, pedra entre outros itens que representavam a fertilidade.
Também há outros tipos de manifestações artísticas nesse período que são as mãos em forma de negativo que eram realizadas por uma tinta feita através da mistura de gordura sangue ou excremento de animais, onde os homens utilizavam canudos feito de ossos ou plantas para soprar a tinta sobre a superfície da parede ao redor da mão.
4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.
Arte Egípcia: No Antigo Egito as obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística.
Arte islâmica: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo. Nela percebe-se a influência das civilizações pré-islâmicas, dos povos conquistados e de dinastias ligadas à questão religiosa. Por todos os domínios islâmicos difundiu-se uma produção artística marcada pelas ideias religiosas, imateriais – os conceitos de infinito, eternidade, menosprezo da vida material, desejo de transcendência – e pelas concepções do Profeta. Esta arte bebe diretamente na fonte do
...