Artes jogos e recreação
Por: juliana3filhos • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.651 Palavras (11 Páginas) • 619 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
- A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).
R: Infelizmente a arte não é considerada uma disciplina de grande importância no meio escolar, o que é uma pena porque através da Arte podemos além de captar formas de expressões de cada indivíduo, também podemos conhecer suas habilidades. A Arte também nos ajuda a compreender o estado de espírito das pessoas, uma vez que expressam seus sentimentos por meio das diversas linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais). Ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.
- Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.
R: Arte erudita: Sua intenção é captar o significado da existência humana; envolve uma linguagem artística que se traduz na expressão pessoal do artista. Ela está conservada em museus ou em coleções particulares. Exemplos:
- Chorinho,1942.Feita por Cândido Portinari, Museu de Arte Moderna, Lisboa, Portugual.
- Monalisa, um das obras mais famosas de Leonardo da Vinci.
Arte de massa: Destinada a população este tipo de arte está subordinada ao modismo e as demandas da indústria cultural, visando o entretenimento e principalmente o lucro. Vende uma ideologia, vende visões do mundo, vende ideias, desejos. Exemplos:
- Comerciais da Coca-Cola, Bombril, Ipê, OMO, entre outros, tentam alcançar o máximo de pessoas.
Arte folclórica: Pode ser definida como qualquer manifestação cultural ( dança, música, festas,literatura, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. Surge das tradições e costumes e são passadas de geração para geração, principalmente de forma oral,cada povo tem seu folclore .Exemplo:
- Carnaval, danças e festas folclóricas, frevo, samba, teatro, mitos, lendas, etc...
- Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.
R: No meu ponto de vista a arte mais usada na escola é Arte Folclórica ou popular, realização de tarefas artísticas e estamos sempre a presenciar as danças, músicas e teatros sendo trabalhados com os alunos todos os anos.
4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?
R: No período da Pré-história, eram desenhadas imagens nas paredes de cavernas e nas pedras, também eram feitas algumas esculturas de barro, pedra ou outros artigos e predominava a figura feminina, que indicava melhor fertilidade daquele povo.
5.Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.
R:Egípicia: era uma arte direcionada a religiosidade,eram estátuas, pinturas e monumentos que direta ou indiretamente expressavam a cultura religiosa da época.
Arte Cristã primitiva: começou a ser produzida no período da perseguição romana e se caracterizava pelas pinturas em catatumbas, galerias subterrâneas que serviam de sepulcro para os cristãos, sobretudo nos sepulcros dos mártires( cristãos que morriam em defesa da fé)e pouco a pouco surgiram as pinturas nas paredes e tetos.
Arte Islâmica: A arte islâmica surgiu no século II, sendo marcada pela junção dos vários elementos que compõem a arte grega, Romana e oriental. A diferença reside, principalmente, na inspiração religiosa, na medida em que o Islamismo se consolida em grande parte do Oriente, culminando na invasão e conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos, em 1453.
Destaca-se o arabesco, um tipo de ornamento com padrão decorativo retilíneo ou circunflexo, produzido com o entrelaçamento de desenhos: flores, frutos, folhas, animais, figuras geométricas etc.
6.Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.
R: A Igreja Cristã tinha o domínio intelectual e cultural, a educação ficou aos cuidados dos monges e sacerdotes católicos. E a arte foi subjugada às necessidades e aos interesses do cristianismo.
Na Alta Idade Média entre os séculos XI e XIII prevaleceu o estilo românico, seguiam os exemplos da arquitetura romana. As Igrejas tinham paredes muito grossas e as janelas eram altas e pequenas, para a proteção contra as forças do mal. Já os castelos deviam transmitir segurança e estabilidade em tempos de guerra.
...