As Artes e Educação
Por: nivaldamaria • 21/10/2022 • Artigo • 5.025 Palavras (21 Páginas) • 134 Visualizações
AS ARTES E EDUCAÇÃO
2022
AS ARTES E EDUCAÇÃO
[pic 1]
2022
AS ARTES E EDUCAÇÃO
RESUMO:
O presente trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte Visuais no Ensino Fundamental para a formação integral do aluno, sua importância enquanto disciplina do currículo escolar. Foi feita uma retrospectiva da história da Arte na Educação, o caminho percorrido. Foram investigados o potencial do ensino da arte na escola e suas possibilidades, a partir da busca em sua história, seus principais objetivos com a cultura e com a sociedade e entender sua importância e suas possibilidades. Apresenta o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores. O trabalho é resultado de uma pesquisa teórica baseada em vários autores de grandes autores que muito contribui para a educação e ainda documento oficiais que regem a educação no Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Artes. Ensino Fundamental. Aprendizagem Significativa
1 INTRODUÇÃO
O ensino de Arte no Ensino Fundamental, questão que vem sendo discutida nos últimos anos, apesar de que tenha sido acrescida ao currículo escolar da educação básica, oficialmente como disciplina somente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 (LDB), Esta área ainda apresenta uma grande problemática de dimensão curricular e didático-metodológica.
O trabalho pedagógico referente a disciplina muitas vezes tem tomado direções distintas, à medida que os próprios educadores apresentam incompreensão sobre o significado e o sentido que a mesma representa no currículo escolar e na formação do educando. É comum encontrar nas instituições escolares, a visão desse ensino como passatempo, momento para descanso e relaxamento e o desenvolvimento de tarefas repetitivas, mecânicas sem significado.
Dessa maneira, alguns questionamentos demonstram a inquietude sobre o tema aqui discutido: qual o real significado do ensino da Arte no Ensino Fundamental, na contemporaneidade? Como tem ocorrido o ensino de Arte na escola e quais suas contribuições para a formação humana na vida escolar? Qual a função do professor neste processo? Qual é a nova proposta para o ensino apresentado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Sabe-se que criatividade é uma capacidade de todo ser humano, mas ela precisa ser estimulada. Ao trabalhar a Arte, através do desenvolvimento das atividades propostas, a criatividade é cada vez mais estimulada e desenvolvida. Pode-se ir até mais além e dizer que a arte é o meio para que essa habilidade se desperte. Isso porque, as atividades artísticas trabalham a imaginação, a capacidade de pensar e criar alternativas para a solução de um problema. Cada traço feito pelo aluno expressa uma história, um contexto, e há também uma expressão sentimento envolvido.
O ser se depara com a arte a todo momento, no seu cotidiano, mas é no ambiente escolar que as habilidades em torno da Arte se desenvolvem. Assim sendo, a Arte é uma disciplina que contribui para formação do aluno, ajuda-o a entender de forma crítica a sociedade que o rodeia e a cultura.
Portanto, não pode ser tratado com tal descaso, ou mesmo ser vista como uma área menos importante que as demais. Sua inserção no currículo muito contribui para a formação integral do aluno.
A formação do professor também é um aspecto importante a ser considerado no que se refere ao ensino de Arte, o professor precisa ter conhecimento e o domínio necessário para que aconteça as intervenções pedagógicas e dos conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula, se isso não acontece todo o processo pode ser comprometido.
Assim sendo, acredita-se que o professor que não possui uma formação adequada, conduz as aulas de forma que não despertam o interesse do aluno, e consequentemente não consegue construir o sentido do ensino de arte para sua vida. Diante do exposto, ser professor de arte torna-se um desafio, o mesmo, deve ser o mediador entre o conhecimento e o aluno no processo ensino aprendizagem.
O presente estudo se estrutura da seguinte forma: apresenta-se um breve histórico do ensino de Arte no Brasil. Aborda-se a inserção da disciplina de Arte no ensino básico sendo introduzida no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB, a importância da Arte no Ensino Fundamental e ainda a nova proposta para se trabalhar Arte segundo a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Apresenta-se ainda, o educador como mediador da aprendizagem no ensino da artes. A pesquisa foi realizada através de um referencial teórico construído com o intuito de aprofundar as discussões sobre o assunto. A partir do referencial foram feitas reflexões que permitem evidenciar a importância de se trabalhar a Arte na escola.
2 A ARTE NA EDUCAÇÃO
A disciplina de artes que em algum tempo teve a nomenclatura de Educação Artística, tem um papel importantíssimo na educação pois através da linguagem artística o ser humano se desenvolve em vários aspectos e em diversas fases. Assim sendo, a disciplina vem gradativamente ganhando espaço e salientando sua importância nas práticas educacionais.
A Arte na educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual. Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. (BARBOSA, 2003, p. 18).
...