As Quatros Características de Satélites Utilizados no Geoprocessamento
Por: Eliel Junior • 28/7/2021 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
Descreva as principais características de quatro satélites utilizados no geoprocessamento.
Landsat, CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), ERS (da Agência Espacial Européia), JERS (Japão) e o RADARSAT (Canadá).
Landsat, foi pela primeira vez lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em 1972, tendo outras versões mais modernas construídas posteriormente, de modo que a mais recente é a Landsat 7.
O CBERS é resultado de uma parceria entre o Brasil e a China, cujo primeiro lançamento ocorreu em 1999, enquanto o mais recente, o CBERS 3, foi lançado em 2011.
DEIMOS - Missão Deimos - foi lançado em 2009 e nesses anos de operação, contou com o sensor SLIM6, um sensor multiespectral com 3 bandas espectrais de 22m de resolução espacial (2 na faixa óptica e uma no Infravermelho próximo - NIR). Uma banda azul sintética pode ser gerada para formar uma imagem de composição natural. O satélite Deimos-2, lançado 5 anos depois, leva a bordo o sensor HiRAIS com cinco bandas espectrais e uma banda pancromática, além de operar com 10 bits de resolução radiométrica, 5m de resolução espacial e 1m com a banda pancromática.
Principais Aplicações é monitoramento dos recursos naturais terrestres e da infraestrutura urbana, e coleta de informações para projetos de planejamento regional e prevenção de desastres naturais.
ERS (da Agência Espacial Européia) - O programa ERS foi desenhado para oferecer uma linha abrangente de produtos e serviços. O conceito dos satélites foi baseado na reutilização da plataforma de outras missões pré-existentes, desenvolvidas pelo programa SPOT, em particular os serviços e operação da carga útil, controle de atitude, órbita, telecomunicação e segmento solo.
Suas principais aplicações são:
Análise de parâmetros associados aos oceanos, como correntes oceânicas e temperatura das águas, direção e velocidade dos ventos, marés, etc;
Elaboração de cartas de declividades, com uso de dados de sensor radar e aplicação de técnicas de interferometria;
Estudos que visam contribuir para o entendimento das inter-relações entre oceano e atmosfera;
Avanços na linha do conhecimento sobre circulação do oceano e transferência de energia;
Estimativas do balanço de massa das placas de gelo presentes nos pólos;
Monitoramento da dinâmica e processos costeiros;
Detecção e gerenciamento de alterações no uso e cobertura das terras.
JERS (Japão) - A missão JERS representou um importante investimento do capital japonês no monitoramento ambiental do planeta, juntamente com a plataforma ADEOS que foi lançada em 1996. O principal objetivo da missão foi desenvolver um sistema integrado de sensores que pudessem obter dados da superfície terrestre aplicáveis aos estudos de recursos naturais.
E o RADARSAT (Canadá) - é um satélite de observação da terra desenvolvido para monitorar mudanças ambientais e recursos naturais. O projeto envolveu esforços do governo canadense e de suas províncias, além de contar com o apoio da iniciativa privada. Foi lançado em novembro de 1995 levando a bordo o Radar Abertura Sintética (SAR), operando na banda C e capaz de cobrir toda a superfície terrestre, com flexibilidade para atender requisições específicas, dependendo do modo de operação, além de adquirir e oferecer imagens com resolução espacial de 8 metros em modo fino. Trata-se de um dos mais sofisticados e completos sistemas de radar para monitoramento dos recursos naturais do planeta, com aplicações tanto na área científica quanto comercial
...