Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Por: Cimark Sandes • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Desenho para Engenharia
Prof: Ana Beatriz
Memorial analítico
Cimark G. Sandes Filho
Francisco das Chagas Corrêa
São Luís-MA
2017
Resumo
Este trabalho encontra-se atrelado à avaliação sintética dos aspectos positivos e negativos das diferentes alternativas encontradas para construção das edificações planejadas, sendo elas: Bloco único, Paralelos, Pátio interno e modelo alternativo, respeitando todos os critérios exigidos.
Edificação de bloco único:
Aspecto Positivo: Respeitaram-se todos os critérios estabelecidos para a ocupação do terreno, como: Taxa de ocupação de 60%, Coeficiente de aproveitamento igual à 2, e os afastamentos em relação às ruas e avenida . Além disso, a área ocupada por pavimento, que foi de 730 m², realidade a qual propiciou uma quantidade de significativa por andar onde o térreo ficou com 4 e os 14 seguintes com 10 apartamentos.
Aspecto Negativo: Em busca de uma área simétrica entre os apartamentos em cada pavimento, além de uma quantidade significativa dos mesmos, ocorreu de forma não tão significativa diferença entre tais, em relação à ventilação e iluminação. Pois os apartamentos que estarão nos extremos de cada andar terão ma oportunidade de ter mais iluminação e ventilação, pelo simples fato de terem mais oportunidade se construírem janelas.
Divisão da utilização do solo:
As taxas e coeficientes urbanísticos que foram considerados:
Taxa de ocupação (TO) = 60%
Coeficiente de aproveitamento (CA) = 2
Área vertical: 12800m²
Quadra de 6400m²: Formato quadrangular com 80 metros de cada lado.
Área utilizada para a edificação: 765 m², assim propiciaram a utilização de 15 andares, além de usar apenas 20% da taxa de ocupação. Onde essa área foi divida em seguinte aspecto; dois quadriláteros, um composto por 40 metros por 16,25 metros e o outro, destinado para circulação vertical, de 7 metros por 5 metros.
Edificação em paralelo:
Aspecto Positivo: Assim, como a edificação anterior, foi respeitada dos os condicionantes estabelecidos para a elaboração do projeto. Onde, focou-se em primordial importância uma universalização da ventilação e iluminação de forma igualitária para todos os apartamentos. Foram desenvolvidos 12 blocos, com 3 andares onde cada andar possui 4 apartamentos.
Aspecto Negativo: Devido à correspondência de todos os critérios exigidos, como: Taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, distância entre os blocos, além de propiciar de forma universal entre os apartamentos iluminação e ventilação, “acredita-se’ em primeiro momento, que não há aspectos negativos a serem citados.
...