Belas Artes
Casos: Belas Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mac1809 • 2/10/2013 • 519 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
O conceito de belas artes está associado à ideia de que um certo conjunto de suportes e manifestações artísticas é superior aos demais. Até meados do século XIX as academias classificavam as artes em basicamente dois tipos:
as belas artes e um constitucional
as artes aplicadas ou artes secundária ou terciarias
As belas artes eram aquelas que, segundo o ponto de vista do período, possuíam a dignidade da nobreza. Já as artes aplicadas, devido ao fato de serem praticadas por trabalhadores, eram desvalorizadas.
Dessa forma, compunham as belas artes a pintura, a escultura e o desenho, todas elas subordinadas à arquitetura.
O conceito também pode fazer parte de uma estilização expressiva de cores e modos.
Belas Artes é um conjunto de disciplinas e saber e também da estética como por exemplo Pintura,Escultura,Arquitetura,Fotografia…
Portanto tudo que tenha a ver realmente com Arte(s) é Belas Artes
As belas-artes podem classificar-se de diversos modos. Contudo, talvez a natureza do meio mediante o qual se realizam seja o critério mais seguro.
As artes auditivas incluem todas as artes do som que, para todas as finalidades práticas, utiliza a música. A música consta de tons musicais - isto é, sons de um determinado tom - juntamente com silêncios, apresentados numa ordem temporalmente sucessiva.
As artes visuais incluem todas as artes que constam de percepções visuais. O seu apelo dirige-se sobretudo à vista, ainda que não exclusivamente, porque algumas podem também estimular o sentido do tacto. As artes visuais incluem grande variedade de géneros: pintura, escultura, arquitectura e virtualmente todas as artes úteis.
A literatura é muito mais difícil de classificação. Não é uma arte visual: de facto um poema não precisa de ser escrito. Também não é uma arte auditiva. Acontece muitas vezes que o efeito de um poema aumenta quando é lido em voz alta, mas o seu valor não diminui quando não é lido assim, nem precisa de ser lido em voz alta para actuar como poema. Se a literatura fosse uma arte auditiva pertenceria à arte da música: para um auditório entendido o prazer da poesia dificilmente se pode comparar com o das composições musicais. Musicalmente, o idioma inglês é bem mais pobre e quem ouvisse os sons de um poema nesta língua sem conhecer o significado das palavras rapidamente se aborreceria.
Todo o efeito da poesia, que à primeira vista podemos atribuir aos sons que ouvimos (ao elemento auditivo), deve-se na realidade ao significado das palavras. Se a palavra "mar" é poética, não o é porque o som deste monossílabo seja belo, mas porque conhecemos o significado dessa palavra, que serve para evocar pensamentos e imagens do mar tropical, do mar tempestuoso, etc.
É o significado - tanto o significado literal das palavras como o das associações que provoca na mente de quem está familiarizado com a língua em que se acha escrito – que distingue a literatura de todas as outras artes. À literatura chamou-se arte simbólica; o carácter distintivo do meio que utiliza deve-se ao facto de que todos os seus elementos são palavras e as palavras não são meros sons
...