Cibercultura
Ensaio: Cibercultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andinhoarcos • 23/9/2014 • Ensaio • 879 Palavras (4 Páginas) • 607 Visualizações
• Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
(Enade 2009, prova de Ciências Contábeis, questão 3). O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:
O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque
I. se cumprirá a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.
II. deixarão de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.
III. serão adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.
IV. haverá redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
Resposta Selecionada: e.
III e IV.
Respostas: a.
I e II.
b.
I e III.
c.
II e III.
d.
II e IV.
e.
III e IV.
Feedback da resposta: Resposta: e). O slogan diz respeito à promoção do consumo consciente e, portanto, envolve a sociedade em uma ação comprometida com o meio ambiente. A campanha implica na redução do número de sacolas plásticas utilizadas e na consequente redução de resíduos tóxicos agressivos ao ambiente.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
(Enade 2011, prova de Matemática, questão 3). Leia o texto que segue.
A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso.
A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.
De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
Resposta Selecionada: e.
Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos
Respostas: a.
Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
b.
Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
c.
Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
d.
Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
e.
Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos
Feedback da resposta: Resposta: e). O texto apresenta a cibercultura como uma forma de continuidade das ideias e dos valores iluministas.
•
...